1 2 3
1

Gelatina. Será que pode?


Olá Mães amigas,

Hoje no grupo de debates do facebook uma mãe amiga publicou uma foto de gelatina em formato de Lego! Achei sensacional e fui buscar outras imagens semelhantes para compartilhar. Encontrei não apenas belos exemplos mas também muitas notícias relacionadas à gelatina para crianças.

Será que de fato é um alimento para o cardápio dos nossos filhos?

Forma gelatina em formato de Lego

Você sabia que gelatina é retirada das cartilagens e dos ligamentos das juntas ósseas do boi? Essas partes são fervidas para que o colágeno (proteína formada por diversos tipos de aminoácidos) se solte e misture-se com água para resultar em um composto chamado mocotó. A mistura é desidratada, purificada e transformada em pó e é acrescentado açúcar e sabores. Ela é fonte de proteína e não tem colesterol, mas nem por isso é para ser consumida de forma exagerada.

Em 2009 a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) após avaliar 11 pós para preparo do produto sabor morango: quatro na versão tradicional, quatro na versão diet e três na versão zero, chegou a conclusão que a gelatina não deveria fazer parte da alimentação infantil devido a quantidade de corante presente na composição. 

Forma de gelatina em formato de ursinho

O nutrólogo do HCOR, Daniel Magnoni, também afirma que a gelatina é um alimento com pouco valor nutritivo, muito açúcar e corantes. Porém você não precisa excluí-la do cardápio do seu filho. Mas deve ser dada com moderação. 

A nutricionista do Hospital Bandeirantes, Patrícia Ramos, afirma. “As crianças devem consumir gelatina apenas depois de completarem 1 ano. Antes disso, o produto pode provocar alergias, devido aos corantes”. A partir desta idade, o indicado é oferecer 2 ou 3 vezes por semana um copinho de 100 ml. “Mais do que isso é exagero”, diz Patrícia.

Uma alternativa é preparar a sobremesa de uma maneira mais saudável, misturando gelatina sem sabor (que não possui corante) com o suco de fruta que a criança preferir ou ainda misturando com iogurte.

Gelatina na casca de laranja
Gelatina na casca de laranja, vários sabores.

Gelatina com Água Beterraba 
Ingredientes:
1 gelatina sem sabor adicionado de suco vermelho
250ml de água de beterraba 
Modo de preparar: 250ml de água fria.
Depois que cozinhar a beterraba, a água ainda vai estar quente. Coe-a para que não tenha sobras de beterraba nela. Coloque a gelatina e dissolva-a totalmente. Adicione a água fria e leve à geladeira! Fica uma delícia!


Crianças que estão de dieta, não devem consumir às gelatinas com edulcorantes (um tipo de adoçante), a orientação de Patrícia é reduzir o consumo. 

Outra dica que as mães amigas sempre compartilham é a gelatina orgânica da Dr. Oetker "Minha Gelatina" com açúcar orgânico e corantes naturais como urucum e carmim. A de 'Morango' é feita com polpa de morango e cenoura, a de 'Uva' feita com polpa de uva e beterraba e a de 'Abacaxi' com a polpa do abacaxi e cenoura.




“Com o objetivo de atender aos consumidores que têm restrições ao consumo de adoçantes artificiais, a Dr. Oetker desenvolveu a linha de gelatinas "Minha Gelatina" que é um produto que contém 100% açúcar orgânico em sua formulação. A nova linha de gelatinas também é enriquecida com vitaminas, minerais, polpa de frutas e vegetais. Além disto, todos os corantes utilizados são naturais.” - Canal aberto Dr. Oetker

....Fica a dica!

Quem tiver uma receitinha de gelatina saudável... compartilhe!

Bjinhos 


Reportagem: Michelle Occiuzzi

1 comentários:

Giuliana Parreiras

E aquela "Minha gelatina", orgânica, entra nisso também?!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...