1 2 3
2

UM DIA NA “MALIA UMAÇA”

Olá Mães Amigas,

Hoje é sexta feira e dia de pensar em alguma atividade para fazer com as nossas crianças no final de semana. Vai aí uma dica... Que tal fazer um passeio de Maria Fumaça?

- Piuíííííí...!!! Apita o trem na estação de Campinas às 14:30. Era um domingo ensolarado e a fila para comprar o bilhete estava comprida. O cenário era um verdadeiro resgate ao passado. Avós e avôs comprando pipoca para seus netos no inicio da estação; pais com seus filhos no ombro mostrando cada detalhe da maquete sobre o local; mães tirando fotos e filmando cada momento, cada detalhe e cada sorriso... e crianças de todas as idades correndo de baixo para cima, com os olhos brilhando, para acompanhar as roda de ferro da Maria Fumaça que estacionava na ferrovia. 

- Mamãe...mamãe... Olha! A “Malia Umaça”... Foi emocionante ver o meu pequeno imitando o apito do trem com a boca e movimentando o braço como um maquinista! Vale a pena!!! (Michelle Occiuzzi, mãe do Hector, 2 anos)

O passeio durou três horas e meia. Sai da estação de Anhumas, em Campinas. Durante o percurso, o passageiro era presenteado não apenas com o ventinho no rosto que vem da janela, mas também com uma vista que ainda era encantadora: muito verde, fazendas centenárias, cavalos, gados e muita história nos “cemitérios ferroviários”. Em alguns momentos o trem fazia uma parada para você conhecer de perto vagões antigos e que estão passando por restaurações.

E quando os olhos se voltaram para dentro dos “carros de passageiros” (pois os vagões são usados apenas para carregar animais e mercadorias; e não pessoas), a família inteira se divertia com a banda que ia de carro a carro cantando a música que o passageiro escolhia; se distraia comprando sorvete; se encantava com as explicações históricas do guia do passeio e podia, até mesmo, aproveitar para fazer compras do “Shopping da Maria Fumaça” (aceita cartão de débito). Depois de passar por Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes...o Trem á vapor chegou á Jaguariúna e lá as crianças podiam visitar o museu do telefone, a feirinha de artesanato e acompanhar a explicação do guia de como funciona uma locomotiva. 

“A parada é rápida, mas para aqueles pais que querem tomar um chopp geladinho, é possível”


Porém, vai aí alguns alertas:
  • Existem vários horários, mas o mais recomendado para fazer com as crianças é esse do domingo, ás 14:30, pois elas provavelmente já almoçaram. Como o retorno é as 18h, as crianças vão para casa e jantam. Alguns horários invadem o almoço e não dá tempo de almoçar na estação! A não ser que você leve o almoço na malinha...
  • Levem água, levem as crianças para fazer xixi antes de entrarem no trem (é um pouco difícil usar o banheiro do “carro de passageiro”. As crianças não podem ficar circulando) e levem boné! O sol na volta invade os bancos. 
  • Como o trem é movido à lenha, em alguns momentos o vento trás alguns pedacinhos de brasa para dentro da janela. Portanto, não coloquem o seu filho diretamente no vidro, deixem a janela metade fechada e usem roupas velhas... rsrs ... A camiseta e o short´s do meu marido furaram quando a pequena brasa caiu na roupa dele.

De resto Mães Amigas.... É só diversão!!!!


Um dia na "Malia Umaça" - Por Michelle Occiuzzi

Segue outros horários com o custo do passeio.


Saindo de Campinas:

Sábado
10h10 – Anhumas/ Jaguariúna/ Anhumas
15h00 – Anhumas/ Tanquinho/ Anhumas

Domingo
10h10 – Anhumas/ Jaguariúna/ Anhumas
14h30 – Anhumas/ Jaguariúna/ Anhumas
16h30 – Anhumas/ Tanquinho/ Anhumas



Saindo de Jaguariúna:

Sábado
15h00 – Jaguariúna/ Tanquinho/ Jaguariúna

Domingos e Feriados
10h00 – Jaguariúna/ Tanquinho/ Jaguariúna
12h30 – Jaguariúna/ Anhumas/ Jaguariúna
14h00 – Jaguariúna/ Tanquinho/ Jaguariúna




Percurso Completo tem investimento de RS 60,00
(Anhumas/ Tanquinho/ Anhumas ou Jaguariúna/ Tanquinho/ Jaguariúna)



Meio Percurso tem investimento de R$ 40,00
(Anhumas/ Tanquinho/ Anhumas ou 14h00 – Jaguariúna/ Tanquinho/ Jaguariúna)



Observações:


Crianças de 5 a 12 anos, estudantes (com apresentação de carteira) e maiores de 60 anos pagam meia passagem. 

Mais informações estão no site: http://www.mariafumacacampinas.com.br
ou no telefone: (19) 3207-3637 ou (19) 3207-429 


2 comentários:

Anônimo

Adorei! Vou ver se consigo fazer esse passeio com o Henrique também!!!

Poly, gostaria de convidá-la a participar de uma blogagem coletiva que estou propondo em meu blog em homenagem ao dia das mães. Passe por lá e confira. Adoraria ter você participando dessa blogagem!

Beijos!!!

Lívia.

Tainah Poiani

Já fiz esse passeio com meus filhos!! Adoraram, é bem gostoso!!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...