1 2 3
0

Vacinação contra a gripe.





Mães Amigas,



Não esqueçam da vacina contra a gripe!

A 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe acontece em todo o país até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha. A vacina dura de seis a 12 meses e ela faz efeito depois de duas a três semanas após a vacinação.

Tire suas dúvidas:

Contra quais gripes a vacina protege?
Para 2012, a vacina influenza é trivalente. Isto é, composta por três vírus inativados: vírus similar ao vírus influenza A (H1N1), vírus similar ao vírus influenza A (H3N2) e vírus similar ao vírus influenza B/Brisbane. Ela protege contra as formas mais comuns da gripe nesta temporada e contra o vírus da gripe A (conhecida popularmente como "gripe suína")

Quem deve tomar a vacina?
Na Campanha Nacional de Vacinação de 2012, a vacina contra gripe estará disponível gratuitamente para:

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos;
Gestantes
Pessoas acima de 60 anos;
Trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com o vírus da gripe; indígenas; detentos e pacientes com doenças crônicas e imunodeprimidos que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde.

Quem se vacinou no ano passado, precisa se vacinar de novo?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina. E também porque a sua composição é feita conforme os vírus que circularam no ano anterior.

A vacina tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.

Posso ficar gripado (a) depois de me vacinar?
Não, isso é um mito. A vacina contra a influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe. A vacina influenza não imuniza contra resfriado

Fora do período da campanha é possível me vacinar?
Não pelo SUS. Após a campanha só serão vacinadas a população prisional e pessoas que apresentem condições clínicas específicas. A mesma vacina também pode ter grande variação de preço, de R$ 50 a R$ 119.

É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não é obrigatório, mas é necessário para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação. Para quem não apresentá-la no momento da vacinação, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.

Pessoas com doenças crônicas e que usam corticoide podem ser vacinadas?
Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica antes de efetuar a vacinação. O uso de corticóide não impede a vacinação.

Quanto tempo após a vacinação eu posso doar sangue?
Uma portaria do Ministério da Saúde de 2011 declarou que o doador fica inapto para fazer a doação pelo período de um mês a partir da data que foi vacinado contra a Influenza. Depois do prazo, pode fazê-la.

O objetivo do Ministério da Saude é imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas consideradas vulneráveis à manifestação grave da gripe.



0 comentários:

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...