1 2 3
2

Comidas afrodisíacas


Como eu disse na coluna passada estamos na semana mais romântica do ano. Alguns acreditam que seja apenas apelo comercial para mais uma data de grandes vendas. Outros apostam na fé e acreditam que Santo Antônio é uma “santa” ajuda na hora de namorar.  O importante é aproveitar, seja lá em que você acredita, para curtir muito esse momento a dois, com o namorado, ou marido, ou amigo colorido... Se você não tem ninguém em especial, curta com amigas ou com vc mesma!
Para essa semana escolhi uma receita que vai esquentar o clima. As comidas afrodisíacas podem ser assim consideradas por terem ingredientes com propriedades termogênicas ou estimulantes, capazes de aquecer o organismo, como as pimentas, o gengibre entre outros. Também podem despertar o desejo dos amantes pratos que levam comidas que se assemelham aos órgãos masculinos ou femininos, por seus formatos ou cores, como aspargo, bananas, figo, morango e muitos outros. Essa é a Doutrina das Semelhanças. Por fim, também podem ser considerados alimentos afrodisíacos aqueles relacionados à fertilidade, como o milho e o arroz.
 Além de tudo isso, tem também as lendas. A deusa do amor, Afrodite, veio das águas do mar, em consequência, tudo o que vem de lá tem um toque de afrodisíaco, como os peixes, ostras, vôngoles, camarões. E no Brasil, o país das crenças próprias, não podemos deixar de citar o amendoim, a catuaba, o ovo de codorna e seus produtos.
Mas, o mais importante de tudo isso e mais estimulante é você preparar uma comidinha com muito amor e carinho que o seu parceiro realmente ama e vai se deliciar. Tem coisa mais afrodisíaca do que agradar a quem amamos?
Então, independente de seguir a minha sugestão ou não, prepare uma bebida gostosa, deixe o ambiente agradável e aproveite o momento a dois. Por que não a semana inteira de comemorações? Lembrando que os vinhos, o chocolate e as velas sempre sugerem um clima romântico.
A receita de hoje é prática e deliciosa: Salmão com Amêndoas

Ingredientes:
1 Filé de Salmão com a pele
Vinagre
160g Champignon em conserva
200g de Amêndoas
Azeite extra-virgem
Sal


Modo de preparo:

  •  Tempere o filé de salmão com o sal e regue levemente com o vinagre e o azeite. Em uma assadeira disponha o peixe (com a pele) sobre papel alumínio. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média-alta, por aproximadamente 25 minutos. Não precisa cobrir com alumínio. Durante o processo, pode-se regar o filé com azeite.
 
  • Enquanto o peixe assa, prepare a cobertura: uma panela pequena, cubra o fundo com o azeite e deixe esquentar. Em seguida coloque as castanhas (que podem estar picadas ou inteiras). Em fogo baixo, deixe que as amêndoas mudem de cor. Assim que ficarem douradas, acrescente o champignon e um pouco de sal.

  • Assim que tirar o salmão do forno, retire o filé do alúmino. Você vai notar que toda a pele do peixe fica grudada no papel. Coloque em um recipiente e cubra com a mistura de azeite, amêndoas e champignon. Se quiser, leve ao forno mais um pouquinho apenas para aquecer.

  • Esse prato pode ser servido com uma salada de folhas e risoto.








Sugestão: caso queira fazer no grill, peça o filé sem pele. Coloque no equipamento já quente. Assim que estiver dourado por cima, o peixe está pronto. Basta proceder a finalização do prato como fizemos no forno. Quem gosta de uma pimentinha, pode usar na mistura com amêndoas pimeta rosa moída. Vai conferir um sabor e um perfume suaves e um toque levemente picante.


Se quiser outras sugestões, nesse friozinho vai bem o Caldo de Moranga com Laranja ao Toque de Gengibre, Fondue de Queijo e Chocolate, Brigadeiro de Pimenta, Frango Cremoso com Açafrão e Perfume de Gengibre. Ficam as dicas!


Bom apetite e bom romance!!!


Beijos e até a próxima quarta-feira.



2 comentários:

Helena Pazzetti

Taís, adoro salmão e é sempre maravilhoso ler essas suas receitas, pra fazê-lo de formas diferentes. E como vc disse no programa da Sec.XXI, amei a dica do papel alumínio tirando a pele do peixe. Obrigada, bjs

Na real

Humm que delícia, vou tentar fazer ;-)

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...