1 2 3
1

Que piso colocar ? Que tal madeira...

Olá mães amigas

Mudança de plano...

Na coluna de hoje irei falar apenas sobre o piso de madeira. Não irei mencionar o porcelanato nesse post, como prometi a semana passada, pois percebi que a publicação ficaria muito longa. Além disso, a escolha de um, NÃO descarta o outro. Na foto abaixo, por exemplo, o ambiente é composto pelos dois pisos.

No centro porcelanato- Galeria de Fotos Casa & Jardim


Tanto o porcelanato, quanto a madeira causam um efeito muito bonito ao ambiente... porém, vou confessar, sou apaixonada por madeira! Pronto!!! A declaração de amor foi feita...rsrs


Dormitório com piso de madeira, o mesmo foi aplicado na cabeceira da cama

Acho que esteticamente ela nos proporciona resultados incríveis na decoração é atemporal e nos dá uma sensação de aconchego.

Encontramos no mercado vários tipos de materiais:





Assoalho: São réguas de madeira maciça, com espessuras e larguras variáveis.

O assoalho de cumaru dá unidade ao living deste apartamento -Casa e Jardim

O assoalho de garapeira deu amplitude ao ambiente

São colocados diretamente no contrapiso por barroteamento (pequenas peças embutidas no contrapiso onde as peças são fixadas. Lateralmente são encaixe macho e fêmea.


Sistema de instalação do assoalho por barroteamento

Outra maneira de instalação é com adesivo elástico de poliuretano monocomponente espatulado sobre o contrapiso seco, nivelado, impermeabilizado e resistente, sem a necessidade de barroteamento.


Sistema de instalação do assoalho por colagem

Após instalação o piso tem que ser lixado, calafetado, envernizado ou encerado no local.


Sofisticação e bom gosto!
Tons Neutros ambiente extremamente aconchegante...

Piso maciço cru e envernizado no local de sucupira


Taco: são pequenas placas de madeira maciça com tamanhos iguais 7cm de largura por 21cm de comprimento. São opções ecológicas. Os pisos são produzidos com refilos de madeira e têm espessura menor, o que evita o desperdício de matéria-prima. Além disso, por serem fabricados com sobras da madeira, são um pouco mais baratos. A variação das medidas encontradas no mercado se dá aos diferentes fabricantes.

Na foto abaixo, o painel foi feito com tacos de madeira e colocado na parede para aumentar o contraste com o branco da decoração


Painel de Taco
Amplitude com o Taco Marfim e o mobiliário branco.

Colagem sobre o contrapiso.
Atualmente, colas especiais tornaram a fixação mais resistente, diminuindo o risco das peças descolarem. Após a fixação, a madeira deve descansar de 15 a 20 dias e depois receber acabamento em verniz. 

Algumas maneiras de assentamento
Na imagem abaixo, a iluminação faz toda diferença no resultado final, valorizando ainda mais o piso


Stella McCartney - boutique nova do Soho 112 Greene Street 

Taco colorido é o trabalho da dupla isralense Raw-Edges, que ganhou destaque com o piso da loja da estilista Stella MacCartney em Milão.

Stella McCartney - Taco Colorido

Olha as possibilidades... Tive que anexar essa imagem...rsrs


Parquet: Um piso elaborado a partir de vários pedaços de madeiras agrupadas em placas quadradas, parecendo mosaícos.







Na foto abaixo, a sala de jantar é valorizada pelo piso de parquet de grápia e cabouchon de ipê- Arquivo / Casa e Jardim










Reparem na foto abaixo que o arquiteto/decorador deu unidade ao ambiente utilizando um papel de parede com o aspecto do piso.Arquivo / Casa e Jardim





Meninas, atenção!!!
É sempre muito importante antes de começar a instalar seus pisos de madeira, você ler todas as instruções do fabricante. As instruções dirão o método exato de preparação e colocação do piso. Diferentes pisos de madeira podem necessitar de diferentes tratamentos - por isso, certifique-se de ler as instruções atentamente. A madeira nobre dura mais de 100 anos se bem tratada e seguindo todas as recomendações técnicas do produto. 

Vocês pensam que acabou? Que nada!

Além de todas as opções citadas acima, podemos encontrar no mercado, produtos ainda pouco conhecidos. São eles: Os pisos de madeira de demolição, o piso de madeira teca e o piso de bambu. Os chamados Pisos Ecológicos.
A instalação é igual aos pisos de madeira, ok?
Vou explicar melhor cada um deles.



Piso de Madeira de Demolição: Vêm conquistando um espaço pelo visual rústico e pelo aspecto ecológico (são reaproveitados). A madeira passa por um longo período tratamento, que envolve banhos de imersão com ácidos, lavagens e secagem em estufas, antes de voltar ao mercado para sua comercialização. Por estarem em alta evidência na decoração eles são mais caros que os pisos convencionais. Precisamos ter muita atenção na hora da compra, buscar fornecedores conhecidos e com indicação, visitar as obras pra avaliar melhor o trabalho da empresa.





A parede de tijolos e o piso de madeira de demolição deixam o ambiente mais rútico e contrastam com o brilho do rack laqueado com o tom goiaba. Foto acima: Casa da arquiteta Letícia Arcangeli Lufe Gomes / Casa e Jardim







O assoalho de madeira de demolição compõem a decoração do apartamento feita pelo próprio morador.O empresário Houssein Jarouche. Foto acima: Otavio Dias / Casa e Jardim






O assoalho de demolição  contrasta com o brilho do porcelanato ao fundo. Tornando este ambiante mais acolhedor. Foto acima: Nelson Kon / Casa e Jardim





Madeira de peroba de demolição enceradas. Isso mesmo! Elas podem ser enceradas.
Foto acima: Casa e Jardim / Arquivo







Atenção! Essa cozinha acima ficou um encanto, com o piso de demolição, mas o ideal é colocá-lo apenas nas áreas secas, pois este piso estraga rápido em contato constante com a água que costuma cair da pia. Foto: Arquivo / Casa e Jardim


Piso de Madeira Teca: Encontrado nas versões envernizado e demolição. Os pisos maciços de madeira Teca são encontrados em placas que medem 110x 11,3x 1,6 cm.
“Descoberta pelos Europeus no século 17, a madeira Teca era utilizada na construção de navios devido as suas qualidades como: Leveza combinada a resistência e força, facilidade de corte, estabilidade, pois praticamente não empena, resistência a pragas e fungos e as intempéries e umidade.”





Utilizada na varanda desse apartamento acima, no piso, painel e mesa.



Gente! Olha no lavabo acima que charme!

Oba!!! Uma madeira que podemos colocar nas áreas molhadas!

Mais uma vez no banheiro

“A Floresteca é a maior reflorestadora e produtora de Madeira Teca da América Latina. Possui 20.000ha de florestas plantadas e certificadas, com árvores de até 15 anos.” Comercializado no Brasil pela Neobambu. Fonte de pesquisa-http://www.tecacertificada.com.brhttp://neobambu.com.br/

Sempre lembrando em seguir as normas dos fornecedores, quanto à aplicação e manutenção dos produtos.

Vamos lá meninas, hoje a matéria tá comprida, NE? Agora vocês entenderam o porque eu descidi não falar de porcelanato nesse post, certo? ...rsrs

O último piso de madeira hoje, ufa!



O piso de bambu: São tiras de bambu prensadas na horizontal e coladas tornando visíveis os nódulos do bambu e na vertical também. Encontrado nas versões Natural, Carbonizado, Hebanizado e Demolição. Por ser um piso prensado e pelo bambu não ser considerada uma árvore, há quem o considere um piso laminado. Adquirem alta densidade, quando a fundição das fibras se dá sob alta pressão – oferecendo maior resistência.




Novidade aqui no Brasil, mas na Europa e Estados Unidos, esse tipo de piso já é muito conhecido. Vou mostrar todas as características e vantagens dele:





Na foto acima temos o piso de bambu carbonizado, utilizado na parede como revestimento também.


Acima: Piso de bambu Hebanizado, dá uma característica mais urbana. E pra quem ficou curiosa: “O bambu é uma grama

Para finalizar o tema Pisos de Madeira, vou dar as dicas de limpeza que deve ser igual em todos os casos. Sempre consultando indicação do fabricante/ fornecedor:

Limpeza pós obra:


Passo 01: Retire o papel ondulado, utilizado para proteger o piso e passe uma vassoura de pelo, para retirar a sujeira.




Passo 2: Em seguida passe um pano úmido bem torcido e aplique detergente ou limpador do próprio fabricante da resina.


Passo 3: Por fim use a enceradeira com disco abrasivo branco para espalhar o detergente e depois use um pano seco ou mop para secar e retirar resíduos.

Aconselho contratar uma empresa especializada em limpeza pós obra, caso eles danifiquem o produto, vocês têm pra quem reclamar.

Diariamente: Apenas varrer com vassoura de pelo e passar um pano úmido bem torcido. Há quem indique cera, removedor, dentre outros. O que é sempre importante? rsrs Não vou cansar de falar meninas: “ Seguir as recomendações técinicas de cada produto”

Bom... Por hoje é só!!! Semana que vêm falo do tão esperado porcelanato! Espero ter ajudado na um pouquinho mais.

Um grande abraço.




Hoje é o aniversário da nossa colunista. Parabéns Dani!!!! Muito obrigada por fazer parte dessa equipe! As Mães Amigas desejam um dia maravilhoso para você... 

1 comentários:

Tainah

Otimo reportagem, super bem explicado cada detalhe!! excelente! parabénss!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...