1 2 3
1

Férias com a mão na massa



Olá meninas, tudo bem? 

Já não sabe mais o que fazer com as crianças em casa, né? Tenho visto no nosso grupo que todas as atividades de Campinas, região e algumas de São Paulo foram exploradas e a energia dos pequenos não acaba nunca, e nem as férias. 

Para não ficarmos loucas, vamos incentivá-los a colocar a mão na massa e preparar o próprio alimento. Os benefícios com essa atividade são muitos, como aproximar ainda mais pais e filhos, criar responsabilidade e organização, fazer com que eles sigam regras, incentivar a alimentação saudável, além de gerar satisfação depois do prato terminado. Tem coisa mais gostosa do que saborear o que nós mesmos preparamos? E ver que outras pessoas também gostaram? 

Aqui em casa, a atividade foi super aprovada. O Lucas, que me vê sempre fazendo as comidas e pouco pode ajudar, se sentiu muito importante em fazer um de seus pratos prediletos. Veja a concentração dele em colocar a mão na massa. 



Então, siga as nossas dicas e crie um ritual de cozinha. Coloque um avental e uma bandana no pequeno, separe todos os ingredientes e vá explicando o porque de cada alimento. Tenho certeza que você vai arrasar! 


Para incentivar esse momento kids gourmet, separei duas receitas que as crianças adoram e que são super fáceis de serem preparadas: nuggets de frango e batatas tipo “smile”.

Carderneta em mãos e muito ânimo!!! Provavelmente o resultado final não seja o mesmo dos produtos quando comprados nos supermercados, mas, com certeza, a diversão e o sabor não tem igual. 

Ah! Tem um ingrediente bem importante: muita paciência. Lembre-se que são pequenos e que vai sujar muita coisa! 



Nuggets de frango


Primeiro passo: separe todos os ingredientes necessários e deixe ao alcance das crianças. Em seguida acenda o forno para já ir aquecendo, caso vá assar. 

Anote os ingredientes!
500 g de peito de frango cru bem moído – você pode bater no processador ou pedir para que o açougueiro passe pelo moedor 2 vezes;
1 colher (sopa) de maionese
2 colheres (sopa) de amido de milho ou farinha de trigo
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de cebola moída
1 colher (sopa) de azeite
1 ovo
1 caldo de frango de sua preferência (isso é opcional)
Sal a gosto
Mix de fubá, farinha de trigo, fermento e queijo ralado para empanar
Óleo para fritar (se for assar, não precisará do óleo). 

Segundo passo: a receita é super fácil e todos os ingredientes devem ser misturados (menos os que são para empanar e fritar). Aqui em casa colocamos no processador o frango com a cebola, o alho, o caldo de frango e o azeite e processamos bastante. Formou uma pasta bem homogênea. Transferimos para uma bacia e o Lucas adicionou os outros ingredientes que faltavam. Ele estava um pouco resistente a princípio, mas depois não resistiu e colocou a mão na massa, literalmente. Resultado: amou mexer todos os ingredientes. 

Terceiro passo: Dei uma forcinha para misturar bem. Aí preparei o mix para empanar: um pouco de farinha de trigo, a mesma quantidade de fubá, um pouco de fermento em pó e um pouco de parmesão ralado. Com o auxílio de duas colheres de chá, fazia bolinhas e colocava para o Lucas moldar e empanar. Aos poucos, ele foi pegando o jeito e empanava diretinho, tirando o excesso de farinha e colocando em uma assadeira. 

Quarto passo: Separamos um pouco dos nuggets para assar e outro tanto para fritar. Aí, o pequeno sai de cena e fica apenas a mamãe finalizando o prato. As duas versões ficam gostosas e podem ser testadas para ver qual das duas vocês vão preferir. 

Colocando a mão na massa

Batata Tipo Smile





Anote os ingredientes!
03 unidades de batatas
01 unidade de gema
Tempero pronto e sal a gosto
Farinha de trigo, fubá e óleo de soja a gosto

Modo de preparo

Essa receita também é bem fácil. Basta cozinhar em água fervente as batatas até amolecerem. Enquanto ainda estiverem quentes, amasse ou esprema as batatas. Quando já estiverem frias, junte a gema, o sal e o tempero pronto. Coloque a quantidade necessária de farinha de trigo até que a massa desgrude das mãos. Depois, disponha a massa sobre uma bancada polvilhada com o fubá, salpique mais fubá sobre ela e abra a massa com a mão. O legal é deixar a massa com mais ou menos 1 centímetro de espessura. Depois disso, com um cortador modele as batatas como preferir. 

Agora, se quiser ter o sorriso da batata smile, pegue um copo e com a boca dele corte em rodelas. Pegue cada rodela e com um canudinho de refrigerante, faça os dois olhos. Com a ponta de uma faca, modele a boca fazendo um sorriso bonito, tirando fora a parte de dentro da boca. Frite ou asse e sirva para suas crianças, que estarão doidas para provarem o que prepararam. 


Taís e Lucas, 5 anos
Gostaram das dicas? Então aproveitem o tempo livre das crianças e preparem juntos mais essas duas delícias. 

Beijos e até a próxima semana.




1 comentários:

Polyana

Fantástico! Com certeza, pelas fotos, foi diversão na certa!!!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...