1 2 3
0

Aperitivo para o "Boteco do Papai"


Olá meninas, tudo bem?
O próximo domingo é um dia especial para nós, mães, também. Primeiro porque muitas mães são pais, seja por criar sozinhas os filhos, seja por suprir alguma necessidade dos pimpolhos que é característica essencial do papel fraterno. Mas, antes de tudo, é um dia especial porque sem eles, independente da estrutura familiar que você tenha e o meio pelo qual você realizou o sonho da sua vida, não seríamos mães. De alguma forma eles nos apoiaram, dividiram um desejo em comum e com participação ativa nos deram o direito de formar uma família.
Sinta-se homenageada também e não deixe de agradecer por ele ter te dado esse ou esses presentes lindos: seus filhos.
E para comemorar a data, pedi para que as Mães Amigas me ajudassem a escolher uma receita que pudesse ser feita especialmente para esse dia. Entre as sugestões, a mais solicitada foi a Mini Batata Recheada e Gratinada, ou se preferir um nome mais chique:
Mini Baked Potato. 
 Então meninas, além dos presentes, de passar um dia dedicado ao pai, é hora de arregaçar as mangas, colocar um avental e arrumar o filhote para te ajudar.
Mas já adianto que essa não é uma receita com ingredientes e quantidades definidas, depende de quantas batatinhas vai fazer e também do recheio que vai usar. 
Segue o passo a passo da receita:
No mercado, escolha as batatinhas aperitivos mais redondinhas e uniformes, sem machucados ou com a casca muito escura.
Em uma panela, coloque água e sal para pré-cozinhar as batatas. Deixe até que, ao espetar um garfo, ela esteja macia, mas não muito mole. O ideal é que ao espetar ainda exista uma leve resistência.
Depois de fria, tire o arredondado da batatinha na parte inferior para que ela pare em pé na assadeira, sem tombar. Na parte superior, faça um furo no centro retirando o miolo, mas preservando as laterais e o fundo. Se quiser, pode reservar esse miolo para usar no recheio posteriormente, mas isso não é regra, pode ser descartado também ou utilizado em outra receita. 
Bom, agora é o momento de rechear. Escolha a mistura que mais gosta e preencha o interior da batatinha. Disponha uma a uma já recheada em assadeira untada com azeite. Se quiser, coloque um pequeno punhado parmesão, ou outro tipo de queijo mais duro, ralado sobre cada uma e regue com mais azeite.
Leve ao forno pré-aquecido e deixe gratinar. Sirva a seguir.
Dicas de recheios
1) Se quiser ser mais prática, você pode comprar o requeijão ou o cheddar em bisnaga, fazer um corte bem pequeno na ponta e preencher as batatinhas com o queijo. Para dar um toque mais especial, pode polvilhar ervas finas (secas ou frescas) ou orégano sobre cada uma.
2) Você pode fazer também um misturinha de requeijão cremoso com gorgonzola e nozes moídas, um pouco de azeite de boa qualidade e sal a gosto. Preencha cada unidade com este recheio. Você pode usar um saco de confeiteiro ou colheres pequenas para te auxiliar.
3) Se não gosta da gorgonzola, você pode utilizar também azeitonas pretas ou verdes, aliche, ervas finas, tomates secos, salmão defumado, entre outros ingredientes com sabor mais apurado. Aí é só proceder como na dica anteriror.
4) Agora, se gosta de um desafio na cozinha, pode preparar um patê de frango com provolone, ou um creme de camarão, ou de palmito. Mas aí, independente da escolha, lembre-se que o ingrediente principal tem que ser bem picadinho para facilitar o enchimento das batatinhas. Você pode usar para dar a liga, tanto o requeijão, quanto o creme de leite ou mesmo a maionese.
5) Use a sua criatividade e comece muito bem as comemorações com essas entradas. Se precisar de alguma ajuda, pode falar comigo. Se estiver insegura, é interessante testar com antecedência. Vale tentar, pois, apesar dos detalhes é uma receita fácil e incrível. 
Feliz Dia dos Pais para ele e para você, também!
Beijos e até a próxima quarta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...