1 2 3
0

Socorro, tenho visitas hoje!!!

Olá meninas, tudo bem?
Quero começar a coluna de hoje com uma perguntinha básica: quantas vezes vocês foram pegas de surpresa por uma visita de última hora? E quando o maridão chega depois do trabalho e avisa: ‘amor o pessoal do escritório vai dar um pulinho aqui em casa hoje a noite’? Isso também já deve ter acontecido com a visita do pessoal do futebol num sábado a tarde. Aí ele completa: ‘Ah! Falei para eles trazerem as esposas também’.

Isso também vale para os parentes de última hora que ligam e apenas comunicam: ‘Oi querida, mais tarde vamos dar uma passadinha aí, tá? Não vamos incomodar, né?’.

Puts! É um misto de raiva (‘Porque não me avisou antes’? Porque tem que ser aqui em casa?’) com um nervosinho básico: ‘O que servir para esse povo?’.


Hoje eu trago algumas dicas rápidas que podem salvar a sua pele nessa hora e com grande estilo. Para começar, não precisa pensar em grandes refeições. Os aperitivos, beliscos, entradinhas, são ótimas opções para servir.
Pensando nisso, vamos ao supermercado e vasculhar as prateleiras com ingredientes fáceis de serem encontrados. Entre eles: amendoins, castanhas, frios, queijos, pães diversos, azeitonas, creme de ricota, creme de leite, requeijão, cream cheese, cenouras, tomates cereja, folhas (alface, rúcula, agrião).
Bom, depois dos itens comprados, voltamos para casa e vamos preparar os nossos petiscos:


Com os amendoins e castanhas: podemos montar um mix, incluindo amendoim, uvas passas, castanha de caju, amêndoas, damascos. Eles vão super bem com cervejas e vinhos. São um baita coringa.

Já com os frios e alguns queijos: montamos tábuas com diversas opções, podendo ter salame, peito de peru, copa, presuntos, provolone, mussarela, queijo prato, queijo branco. Nesse item, o que vale é a diversidade. Não precisamos gastar muito para ter uma tábua bonita. Para montar, vale usar o que tem em casa, mesmo, como pratos, souplast, travessas e o que mais a sua imaginação permitir.

Os queijos são outra opção bem coringa: eles podem ser picados e temperados com azeite, ervas finas, orégano, pimentas secas. Outra deliciosa dica é servir o parmesão em tiras, mergulhado no mel. Assim como, o queijo minas padrão (aquele mais curado) servido com geleia de pimenta. As duas opções ficam deliciosas, principalmente para os adeptos do agridoce.
Com as azeitonas, fazemos um mix com as verdes, pretas e até vermelhas e temperamos com azeite, vinagre (que pode ser o balsâmico), orégano, glutamato monossódico.

Com os pães, o que não faltam são boas opções: lanches no francês (quentes e frios, cortados finamente); pão de batata, de ervas, ciabatta, italiano podem ser apenas colocados nas mesas para as pessoas comerem sozinhos ou acompanhados com frios e patês. Com os pães de queijo e outras variedades, podemos fazer torradinhas e bruschetas.
Com os queijos cremosos surgem diversos patês: o creme de ricota, o requeijão, creme de leite, cream cheese, iogurte natural servem de base para diversas misturas. Aqui vale você usar da sua imaginação. Eu, por exemplo, não uso muito maionese, então misturo o atum em lata com o creme de leite, tempero com sal, azeite, orégano, glutamato monossódico. Fica mais leve e delicioso. O creme de ricota, você pode misturar com azeitonas pretas ou verdes bem picadas (ou passadas pelo processador), ou com o tomate seco, também. Já o requeijão não precisa de muito, basta misturar sal, azeite e ervas finas. Todas as opções ficam ótimas.


Já os legumes (cenoura, pepino, salsão), podem ser cortados em tiras para serem mergulhados em cremes temperados, como o de iogurte natural com hortelã (é só processar as folhas com o iogurte, com sal e azeite).

O tomate seco, além de ir para o patê, pode ser servido apenas com cream cheese por cima, regado com azeite, gotinhas de vinagre balsâmico e folhas de salsa crespa (ou a tradicional, mesmo).

Palitinhos Gourmet: outra deliciosa opção para agradar os convidados. É simples, fácil e surpreendente. Basta pegar palitos de dente para montar algumas opções, como:

  • Tomate cereja, mussarela de búfala, rúcula ou agrião – Pode ser servido com molho pesto de manjericão
  • Melão, presunto e agrião – Pode ser servido com molho de hortelã (aquele que já passei a receitinha acima)
  • Picanha defumada, parmesão e agrião – Servido com molho de mostarda, mel e vinagre
Na verdade, a lista de boas opções é imensa e escreveria folhas e mais folhas para ajudar vocês nessa missão. Então, dividi esse assunto em duas partes e na semana que vem trago mais sugestões e receitas. Mas tenha certeza que com essas dicas você já consegue oferecer uma bela recepção com petiscos deliciosos.
Espero que eu tenha ajudado a “salvar” um encontro em casa.

Beijos e até a próxima quarta-feira.

0 comentários:

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...