1 2 3
1

Dia especial, receita especial! Bolo Picolé ou Cake Pop



Olá meninas, tudo bem?

Nosso bate papo de hoje começa com uma confissão: há muito tempo venho pensando na coluna que escreveria para esta quarta-feira. Tinha que ser um assunto especial, uma receita maravilhosa... Isso porque a nossa coluna antecede em 2 dias, uma data muito especial. Uma data que nos une aqui para compartilharmos nossas experiências, dividirmos as nossas dúvidas, rirmos com os nossos pequenos e nos unirmos cada dia mais. Essa data, na verdade, para muitas pessoas passam em branco, mas para nós, não tem como, é quase um segundo aniversário das nossas crianças e melhor, uma data para comemorarmos juntas.

Juro que pensei muito e, entre tantas possíveis comidinhas e dicas, resolvi abrir meu catálogo de receitas criadas por mim e compartilhar com vocês a que as crianças mais adoram: o bolo picolé, ou, se preferirem, o cake pop. 


  Digo que essa receita é minha porque testei vários ingredientes, varios “modus operandi” e quantidades. Aí cheguei a uma fórmula ótima, prática, fácil e que rende bem. Mas, já aviso de antemão que é trabalhosa, mas vale cada sorriso e agradecimentos dos nossos pequenos. E só em imaginar essa cena na casa de cada uma de vocês já fico muito feliz e por isso resolvi “liberar” uma receita própria e importante do meu buffet. Por tanto, FAÇAM e me contem!!!! Hehehe

Vamos lá? Anotem todos os ingredientes e o processo de cada fase:


Massa do bolo




2 xícaras de farinha
1 xícara de chocolate em pó (pode usar aqueles que vem com uma quantidade maior de cacau, 32% ou 50% para não ficar tão doce)
1 xícara de açúcar (pode ser refinado ou crital, sem problemas)
1 xícara de óleo (quase cheia)
1 xícara de leite
3 ovos
1 colher (sopa) fermento em pó

Bata todos os ingredientes (menos o fermento) na batedeira ou no liquidificador. Depois de homogêneo coloque o fermento e misture. Em uma assadeira média ponha a massa (não precisa untar e nem enfarinhar) e leve ao forno já pré-aquecido e em temperatura média-alta. Esse bolo assa super rápido, em torno de 15 a 20 minutos. Deixe esfriar

Recheio




1 lata de leite condensado

Em uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado, cubra com água, tampe e leve ao fogo por 50 minutos, depois de pegar a pressão.
Quando der o tempo, deixe sair toda a pressão e esfriar TOTALMENTE a lata de leite condensado. Se abri-la quente, com certeza, acontecerá um acidente. O ideal e mais seguro é cozinhar o ingrediente de um dia para o outro. Assim, dá tempo de sair a pressão e da lata esfriar.

Se não gosta de usar a panela de pressão ou não quiser se arriscar, pode comprar o doce de leite nos mercados. Dê preferência aqueles que são mais firmes, em ponto de corte e não os muito moles. Até por isso que deixo 50 minutos na pressão: para ficar bem firme.

Cobertura



Chocolate ao leite fracionado (se preferir, coloque o meio amargo ou os dois tipos misturados)

Derreta o chocolate para banhar os bolinhos. O derretimento pode ser feito em banho maria ou no microondas: coloque em um pirex o chocolate picado e, em potência alta, vá colocando de um em um minuto e misturando sempre até estar totalmente derretido.

Dicas: o chocolate branco é mais chato para trabalhar, então, se você não está acostumada, prefira os tradicionais, mesmo. 
Use o chocolate ao leite ou meio amargo fradionado para facilitar o manuseio, já que este não precisa “dar o ponto” e pode ser usado em seguida ao derretimento.
Neste caso dos chocolates, grandes marcas do mercado não são muito boas para banhar (ficam muito espessas), como a Garoto e a Nestlè. Mas temos outras variações possíveis, como as marcas Cargil (Especialle), Mavalério ou Harald.

Acessórios: 

Papel Manteiga
Palitos de sorvete
Balança digital – opcional
Forminhas de pão de mel com fundo removível (o tamanho varia de acordo com o tamanho do bolinho que vai fazer) – opcional.
Confeitos de sua preferência




MÃOS A MASSA (Literalmente)

Nessa hora, convide as crianças e transforme a produção da receita em um encontro de família agradabillísimo. 

Passo 1: esfarele toda a massa do bolo, usando as mãos.


Passo 2: misture o doce de leite até que fique tudo agregado. 


Passo 3: faça bolinhas de tamanhos parecidos ou pese cada um. Se for fazer o grande, 45 a 50 gramas é o ideal (a receita rende 30 unidades). Se for fazer o pequeno, de 25 a 30 gramas cada um (a receita rende mais de 50 unidades). 

Passo 4: modele a massa: coloque a massa dentro da forminha e a empurre pelo fundo para que ela fique com o formato que queira.

Passo 5: Banhe a ponta dos palitos no chocolate ao leite e espete o bolinho com a ponta banhada. Disponha em assadeiras. Faça isso com todas as unidades e leve a geladeira para que este chocolate derretido endureça. Dez minutos são suficientes.



Se não for usar as forminhas, pode fazer bolinhas. 

 
Passo 6: Segurando pelo palito, passe os bolinhos um a um no chocolate derretido. Deixe escorrer o excesso, jogue os confeitos escolhidos, e disponha em assadeiras forradas com o papel manteiga. Assim que as assadeiras forem preenchidas com os bolinhos, leve a geladeira novamente, para endurecer a cobertura. 





Ufa, ficou pronto! Lindo e delicioso. Agora é hora de deixar a molecada se divertir comendo esta delícia.

Como eu disse, é trabalhoso, mas muito gostoso de fazer e, melhor ainda, lindo de ver as crianças se deliciando. Qualquer dúvida, pode entrar em contato! Será um prazer te ajudar nessa empreitada!

E uma dica final: esse bolo pode ser feito para comer apenas com cobertura simples e sem recheio. Aqui em casa, por exemplo, o Lucas ama comer só a massa assada, sem cobertura e sem recheio. 

Gostaram? Façam!!!

Um ótimo Dia das Crianças para todas as crianças, mães e pais! Apesar de ser considerada uma data comercial, não deixe de dar um jeitinho de comemorar, afinal, sem os nossos pequenos, nossa vida não seria assim tão “maneira”!!!

Beijos e até a próxima quarta-feira.


1 comentários:

Tainah Poiani Vanegas Fontes

Adorei! sensacional! obrigada por compartilhar sua receita com todas nós!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...