1 2 3
2

Escondidinho a lá Mães Amigas


Olá meninas, tudo bem?

Essa coluna de hoje é especialmente para tentar ajudar a Mãe Amiga Daiany Camargo Simionato, que vai receber visitas em dezembro e gostaria de servir um cardápio bem brasileiro. Como não quer fazer feijoada e busca um prato bem gostoso e prático de fazer, segue a dica de hoje: ESCONDIDINHO!


Além de se enquadrar no que a Daiany busca, é um prato muito legal para fazer para as crianças, porque também é altamente nutritivo, dá para fazer com purês e recheios diferentes.
Para as mamães com pequenos que tem restrições ao leite e seus nutrientes, essa receita, com poucas trocas, pode ser consumida sem problemas algum. Sem contar que é mais uma daquelas delícias em que oferecemos legumes sem que as crianças percebam!

Anotem, então, as dicas para as bases de purê e dois deliciosos recheios: o tradicional de Carne Seca e o de Camarão.

Base para purês
Para começar, vou dar uma dica especial: em qualquer receita de escondidinho, sempre vamos usar 2 partes de purê para uma parte de recheio, por exemplo: para 3 kg de escondidinho vamos fazer 2 kg de purê e 1 kg de recheio. Essa quantidade é a base que vou usar hoje. É suficiente para um pirex grande e serve até 8 pessoas comendo muuuuito bem.

Ingredientes:
2 kg de legumes – batata, mandioca ou mandioquinha são os mais usados, mas dá para fazer com moranga ou com esses legumes misturados entre si, também.
Água e sal para ferver os legumes
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de azeite
Cebola e alho bem raladinhos (opcional se usar os caldos)
2 tabletes de caldo de sua preferência (frango ou carne) – opcional se usar os temperos naturais
Leite ou água do cozimento dos legumes – o suficientes para amolecer o purê
Para incrementar: requeijão cremoso, creme de leite e queijo.

Modo de preparo:
Cozinhe os legumes em água com sal até ficarem amolecidos. Se cozinhar os legumes com as cascas, o purê fica mais nutritivo, mas não tem problema proceder com eles já descascados.

Depois de cozidos, com o auxílio de um garfo ou de um amassador próprio, aperte bem os legumes até formar uma papa. Não tem problema se ficarem alguns pedacinhos. Eu, por exemplo, não costumo fazer o purê bem liso, mas isso fica a seu critério e gosto.



Em uma panela, coloque a margarina e o azeite (que faz com que a margarina não queime), frite os temperos que escolheu usar, acrescente os legumes amassados e misture bem. Adicione a água ou o leite misturando sempre até chegar ao ponto desejado. O ideal é que fique um purê firme, sem estar muito liquido. Neste momento, se quiser incrementar a receita, pode ser colocado requeijão cremoso (de pote ou bisnaga) e/ou creme de leite (preferencialmente de caixinha ou o fresco). Também pode ser adicionado queijo ralado, como o parmesão, mussarela, prato ou outro de sua preferência.
Reserve o seu purê para a montagem. E vamos aos recheios.

Recheio de carne seca




1 Kg de carne seca dessalgada
1 Cebola picada ou ralada
Cheiro Verde
Coentro
Sal
Óleo
1 copinho de cachaça
Para dessalgar a carne: se você não encontrar a carne seca dessalgada, você pode fazer em casa. Não tem segredo. Retire a carne da embalagem, lave bem para tirar o excesso de sal. Coloque em uma bacia e cubra com água. Deixe de um dia para o outro, trocando, pelo menos, 3 vezes a água da bacia.

Modo de fazer
Coloque a carne seca já dessalgada em uma panela com água e deixe ferventar. Escorra. Coloque água quente nova em uma panela de pressão e a carne. Depois que iniciar o chiado, cozinhe por 40 minutos. Desfie a carne tirando o excesso de gordura e sebo. Reserve.
Em uma panela, frite a cebola e o alho no óleo. Coloque a carne seca desfiada e mexa. Quando começar a grudar no fundo da panela, coloque a cachaça e mexa bem. Deixe secar totalmente. Acerte o sal, se necessário. Desligue o fogo, coloque o cheiro verde e o coentro picadinhos.

Recheio de Camarão

1 Kg de camarão sem casca e sem cabeça (o tamanho médio é ideal porque ele não “some” quando cozido)
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de azeite
Cebola e alho picadinhos
1 lata pequena de extrato de tomate
½ vidro de leite de coco
Sal a gosto.

Modo de fazer
Frite a cebola e o alho na margarina com o azeite. Coloque o camarão, espalhando na panela e não mexa. Deixe secar a água que se soltará. Tempere com sal a gosto, coloque o extrato de tomate e corrija o tempero. Depois de tudo agregado, coloque o leite de coco e deixe ferver. Desligue o fogo e reserve.

Montagem



Em um pirex, coloque metade do purê, cubra com todo recheio e finalize com o purê restante. Se gostar, pode colocar requeijão cremoso entre o recheio e o purê de cima. Também pode finalizar com queijo ralado. Leve ao forno até gratinar o queijo ou começar a borbulhar o purê.
Dicas adicionais: tanto para o recheio de carne seca quanto para o de camarão, você pode colocar pimenta a gosto, principalmente se for a dedo de moça. Mas lembre-se, coloque com moderação, nem todo mundo gosta. Para que não fique muito forte de sabor, retire as sementes da pimenta.
Você pode variar com outros recheios, como o de carne moída, frango, calabresa, bacalhau, entre outros.
Escondidinho é considerado “prato único”, então não são necessários acompanhamentos. Mas, não custa ter um arrozinho branco e uma salada de rúcula ou agrião.

É isso! Espero que tenha gostado!

Beijos e até a próxima quarta-feira.

2 comentários:

Dr. da gente

Uhuhuh!!! Muito bom, já deu água na boca! Com certeza irei preparar esse prato para a visita!! beijão

Taís Picchi Ferrarezi

Prepare e depois divulgue para nós o resultado!!!!
Beijocas

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...