1 2 3
0

Palestra Saúde Bucal

Flyer Palestra Saúde Bucal


Olá Mães Amigas,

A palestra sobre saúde bucal com a odontopediatra, Karina Falsarella, foi muito bacana! Vocês sabiam que temos que iniciar a saúde bucal dos nossos pequeninos a partir dos seis meses de vida?  De acordo com a especialista nessa fase o bebe inicia a sequência de erupções dos dentes. É nessa fase também que começa a introdução de uma parte da alimentação complementar. Se nós, mães amigas, não higienizarmos a boca de nossas crianças e não ficarmos atentas á uma alimentação com menos açúcar, podemos estar contribuindo com a “festa das bactérias”.

“Todo alimento que tem açúcar, contribui para o aumento da acidez da boca e isso torna um ambiente mais propicio ao surgimento das bactérias. Após 30 dias sem uma higienização eficiente, esses acúmulos de placas bactérias iniciam o processo de caries” – Relatou Falsarella

Outro alerta que a especialista comentou foi a fase em que o bebe desenvolve as papilas gustativas. Isso inicia na 14ª semana de gestação, ou seja, se a mãe amiga come muito doce na gestação, o seu bebe desenvolve um paladar mais a favor dos açucares. Portanto nessa idade dos seis meses até os três anos, precisamos bolos, chocolates, bolachinhas deliciosas de recheios venenosos, balas, derivados do leite e carboidratos... resumindo, é importante fazermos um acompanhamento com o dentista a partir dessa idade para obtermos informações nutricionais e dicas de higienização bucal que contribuem para o não aparecimento das cáries.

Como por exemplo a mamada noturna. Se a criança tem o habito de dormir mamando (no peito ou na mamadeira), a mãe deve escovar os dentes da criança antes de dar “o mama” e logo após que a criança acordar. Dessa forma ela estará ajudando a combater o acumulo de bactérias.

“Durante a noite o nosso organismo diminui a salivação. Se a criança mamar e dormir com esse resíduo de leite na boca, durante essas oito horas de sono, a acidez da boca dela vai aumentar e isso vai contribuir com o surgimento de bactérias.” – Falsarella
 “A partir de surgimento de dois dentes, a mães já pode utilizar o fio dental. As dedeiras e as gases não removem com eficiência as bactérias, portanto é importante já introduzir uma vez ao dia uma higienização feita com uma escova de dente.”




“Com 18 meses de vida, a criança já está com 50% dos dentinhos da boca. Com três anos, a criança já está a dentição completa, que são de 20 dentes. Se a criança fizer um acompanhamento no dentista desde cedo, além de criar um vinculo com o profissional, ela aumenta as chances de manter uma boca saudável” - Falsarella

Segue algumas dicas extraídas da palestra:
* Escovar os dentes com escova de QUALIDADE  (Dica de marca: Curaprox)
* Fio Dental – FUNDAMENTAL a partir do segundo dentinho
* Trocar escova na frequencia mínima mensal e máxima trimestral
* Não guardar escova dental no banheiro pois é o local mais contaminado da casa. Guardar no quarto dentro de uma capinha higienizada.

* Alimentação com controle de açúcar

* Escovação Cosmética (após refeições apenas para criar o hábito das escovações. A criança pode participar desse momento escovando o próprio dente) + Terapêutica (1x ao dia uma higienização mais completa.

* Escovar com movimentos circulares por toda a extensão dos dentes, principalmente próximo a gengiva, e passar fio dental em todos os dentes)

* Estimular coordenação motora, ensinar a cuspir na pia, dar exemplo do hábito da escovação são importantes

* Usar pasta sem fluor

* Ir no dentista (checar tabela de odontologia de acompanhamento), para aprender a técnica de escovação corretamente e para garantir a remoção das placas de bactérias, pois essa 100% dessa remoção só acontece no ambiente odontológico e feita por um profissional

Exemplo de um dentinho cariado

TABELA DE ODONTOLOGIA DE ACOMPANHAMENTO

CURIOSIDADE

  Não deve escovar os dentes LOGO após as refeições !!!!!!!!

¢  Deve-se esperar, no mínimo, 30 minutos para escovar os dentes. Este é o tempo necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o Ph dos alimentos e bebidas. O café, o vinho, o refrigerante e o suco de laranja, por exemplo, têm pH inferior a 5,0. Portanto, são ácidos e causam erosão, ou seja, perda da estrutura dental (cálcio).

¢  Certos alimentos e bebidas, em grande parte ácidas, removem a película protetora que a saliva proporciona e se você escovar em seguida, vai ocasionar erosão e com o tempo, desgaste visível, grandes causadores de sensibilidade. Leva cerca de 30 minutos para que essa película seja formada novamente, tempo que você deve esperar para escovar seus dentes. Bochechar com água imediatamente após a ingestão de alimentos ou bebidas ácidas também ajuda.

Por Hugo Lewgoy, Prof. Dr. em odontologia da UNIBAN  - Informações cedidas por Karina Falsarela  
Matéria: Michelle Occiuzzi


Valeu Mães Amigas!
Karina Falsarella, Polyana Pinheiro e Michelle Occiuzzi





Instituto Dentale Campinas
Odontopediatra: Karina Falsarella
Rua: Joaquim Novaes, 116 - Cambuí
Campinas/SP
19 3237.3020 

0 comentários:

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...