1 2 3
7

Um dia no Sítio do Pica Pau Amareloooo!




“Marmelada de banana, bananada de goiaba, Goiabada de marmelo...
Sítio do Picapau Amarelo - Sítio do Picapau Amareloooooo”

Quem não se lembra da famosa abertura do programa de televisão infantil Sitio do Picapau Amarelo baseado na obra de Monteiro Lobato?

Histórias que alegravam nossos dias com um grupo de personagens que encantavam e traziam vida a nossa imaginação. Uma boneca de pano falante e divertida, um sábio sabugo de milho, uma cozinheira espetacular, um porquinho guloso que só pensa em comida, um homem da roça cheio de histórias, uma bruxa de arrepiar os cabelos, um amigo de uma perna só, duas crianças encantadoras e uma avó que todos gostariam de ter. Emília, Visconde de Sabugosa, Tia Nastácia, Rabicó, Tio Barnabé, Cuca, Saci, Pedrinho, Narizinho e Dona Benta saíram da telinha e estão ansiosos para receberem você e seu pequeno ao vivo e a cores no famoso Espaço Temático Sitio do Picapau Amarelo.

“A minha filha ficou encantada e a todo o momento eu e meu marido emocionados em relembrar de toda esta turminha e das histórias que fizeram parte da nossa infância...parecia ser tudo muito real, nos passou um filme na cabeça, uma volta ao passado mesmo!” – diz Tatiana Tanaka, mãe da Nicolle de 4 anos.

Bem Vindo!

 Localizado na cidade de Mairiporã, o espaço possui estações temáticas com decoração e mobiliários que recriam fielmente os cenários reais do Sítio do Picapau Amarelo, como a Gruta da Cuca, a Casa da Dona Benta, o Laboratório do Visconde, a Cabana do Tio Barnabé, O Reino das Águas Claras,entre outras. O espaço temático conta ainda com estímulos sonoros característicos para facilitar o entendimento das crianças, permitindo que elas vivenciem, de forma concreta cada história.

“As atividades são muito bem elaboradas, as crianças não cansam e aprendem muito. Eles contam historinhas, ensinam musiquinhas, ensinam as lendas, ensinam o mundo da fantasia mesmo....sem contar a fazendinha, onde eles ensinam o que cada animal nos proporciona. Ahhh, e uma coisa que  me chamou a atenção foi o fato dos pais terem que participar também...foi muito legal!” – relembra Tatiana.


Atividades realizadas pelos personagens


 O projeto “Visita a Familia” no Espaço Temático Sitio do Picapau Amarelo é uma oportunidade das crianças, entre 3 e 10 anos, junto a seus pais, vivenciarem de pertinho todas as aventuras do Sítio e passarem o dia se divertindo com as atividades (desenvolvidas por meio de consultoria pedagógica) realizadas pelos personagens da obra do Monteiro Lobato.

“A Nicolle estava super curiosa para saber quem eram estas pessoas, afinal ela não conhecia o mundo do Sítio do Picapau Amarelo...” - relata

Personagens e Contação de história com Dona Benta

 O Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo é aberto a visitações uma vez por mês e no passeio inclui todas as atividades de recreação, almoço, passeio a cavalo e no final um Pocket Show com personagens do Sítio.

Passeio a Cavalo

Pocket Show

 Ao todo são 60 profissionais, entrerecreacionistas, monitores, atores, apoio, cozinha, coordenação e direção, responsáveis diretos pelo projeto. Todos participam de treinamentos periódicos para aprofundamento sobre as histórias do Sítio, seus personagens e as atividades a serem desenvolvidas.  Além deles, o espaço conta com nutricionista, arte-pedagogo, segurança 24 horas e enfermeiro de plantão. 

“Não é um passeio muito barato, mas de verdade vale muito a pena porque foi um dia muito gostoso. Além da infra-estrutura ser ótima, você conta com as atividades super culturais, os teatros, o musical, um almoço caipira divino e os bolinhos de chuva da dona Benta....hummm, são de dar água na boca!” - diz a mãe da pequena Nicolle.

Bolinhos de chuva / Museu de Monteiro Lobato / Vista do Sítio


Quer conhecer?

Então se programe, porque o próximo dia para visitação ao Espaço Temático Sítio do Picapau Amarelo é no dia 20 de Maio de 2012 e as vendas são antecipadas, com necessidade de reservas prévias. 

Adultos: R$ 110,00

Crianças: R$ 95,00 (abaixo de 2 anos não paga e acima de 60 anos tem 50%)

As vagas são limitadas, sujeito a lotação.

Mães Amigas terão desconto de 25% exclusivamente na visita do mês de Maio/2012. 

Logística:
+ O desconto é somente para a mãe amiga
+ O pagamento é antecipado, feito via depósito, de no mínimo 50% do valor total. O restante será feito no dia do evento, mediante apresentação da carteirinha ou nome na lista comprovando que faz parte do grupo Mães Amigas.
+ A promoção é sujeita a lotação, portanto, seria bom decidir até 16 de maio de 2012.
Qualquer dúvida envie um email para grupomaesamigas@yahoo.com.br




Endereço: Estrada Armando Barbosa de Almeida, 8035 - Caceia, Mairiporã - SP

Horário: das 9h30 às 17h

Telefone: (11) 3742.7131 

Email para reservas ou informações: sitio@sitiodopicapaumairipora.com.br




Dicas da Mãe Amiga:
  • Vá com um calçado confortável, tanto as crianças como os pais e roupas leves, pois vocês vão brincar pular e andar muito (não aconselho jeans)
  • Leve protetor solar, boné e repelente (se for menina eu sugiro cabelo preso)
  • No pacote está incluído o almoço, mas recomendo levar algumas guloseimas como bolachas ou salgadinhos caso a criança tenha fome fora de hora
  • O local conta com infra-estrutura de fraldário e é possível andar com carrinho de bebê em alguns momentos
  • Tem uma lojinha com coisinhas muito legais para comprar e aceita cartão
  • Se informe sobre um Hotel próximo ao Sítio, pois é possível passar o final de semana em Mairiporã e conhecer um pouco mais da cidade.


Curiosidade:

Sabe como surgiu a história do Sitío do Picapau Amarelo?

Em 1920, o escritor Monteiro Lobato publicou "A menina do Narizinho Arrebitado" e depois "Reinações de Narizinho". Baseado nessas obras, o programa "Sítio do Picapau Amarelo" surgiu na TV Tupi em julho de 1951 e foi apresentado ao vivo até outubro de 1964. Foram 360 episódios de 40 minutos sem intervalos, exibidos às 19h00 das quartas-feiras.
Em março de 1977 a Rede Globo passou a apresentar o Sítio. A série era filmada num sítio de verdade, localizado em Barra de Guaratiba, no litoral do Rio de Janeiro. Exibido de segunda a sexta às 17h00, ficou no ar até novembro de 1986. Em 1979, o programa recebeu o prêmio de melhor programa do ano da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

No dia 12 de outubro de 2001 estreou uma nova versão, também da Globo.
Existe de verdade um Sítio do Picapau Amarelo. Fica em Taubaté, no interior de São Paulo, e pertenceu ao barão de Tremembé, avô de Monteiro Lobato. Lá o escritor passou parte de infância.

O local, cujo nome é Museu Histórico e Pedagógico Monteiro Lobato, fica numa área de 20 mil metros quadrados e tem teatro infantil, biblioteca, fotos e objetos de Monteiro Lobato. A sede foi mantida e alguns cômodos têm móveis que pertenceram à família do escritor. Num pátio do lado de fora há esculturas de vários personagens do Sítio e agora eles abrem o mesmo para visitações.


Quarto de Lobato

Alguns cômodos com móveis que pertenceram à família do escritor.




Reportagem: Polyana Pinheiro


Precisa de dicas de lazer para este final de semana em Campinas?  Clique aqui!

7 comentários:

Unknown

Nossa que dica bacana!! Amei!! Adorava o sítio quando pequena!! A Babi tem toda a coleção do Monteiro Lobato...e o Theo por enquanto vive o mundo do sitío através dos DVDs. Quero muito conhecer de pertinho!! Acho que esse passeio encanta pais e filhos, né?? Adorei!!

Polyana

Mari, com certeza! Tem gostinho de infância esse programa...tanto para os pais como para os filhos. Dia 20 se tudo der certo estarei la! Beijos :)

Ana Fadigas

Nossaaaa, a Marina amaaaaaaa. que legal...

Tainah

Parabénsss Poly pela reportagem, demaiss!!!

Na real

A Matéria ficou demais...se alguém não estava interessado em conhecer acabou de ficar! :-)

Polyana

Rs...Obrigada, de coração.
O sentimento real junto com a experiência positiva vende muito mais. Nosso objetivo é divulgar o que vale a pena! Tenho certeza que vão gostar. Beijos

Mães Amigas

Quem é o contato Na Real?

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...