1 2 3
4

Que piso colocar? Vinílico ou Laminado...

Olá mãe amigas,

Hoje darei algumas dicas de pisos. Como a variedade é grande, é necessário analisar com muita paciência os espaços onde iremos coloca-los.
Na hora de escolher o piso, precisamos prestar atenção em alguns detalhes que irão compor o ambiente, como por exemplo, as cores das paredes, os móveis, a iluminação e os objetos decorativos.
Particularmente a minha tendência é optar por tons neutros como fundo, pra poder ter algo mais elaborado e arrojado nos detalhes. O que é muito importante é que uma vez definido e colocado, a reforma é sempre mais trabalhosa. Por isso, mais uma vez, TENHA CALMA!

Falarei de vantagens e desvantagens dos pisos mais utilizados do mercado. Para facilitar, irei dividir a matéria em duas postagens. Hoje irei abordar o Piso Vinílico ou Piso em PVC e o Piso Laminado.

O Piso Vinílico ou Piso em PVC


O Piso Vinílico é um revestimento plastificado. Existem dois tipos de pisos vinílicos: piso vinílico em placa e piso vinílico em manta. A diferença de um para o outro é o tamanho, a espessura e a colocação.
 
Piso vinilico em manta


 
Piso vinilico em manta

O tamanho das placas e padronagens variam de acordo com o fornecedor. Por essa variedade eles proporcionam uma decoração diferenciada.


Piso vinilico imitando madeira

É antialérgico, anti-umidade, anti-cupim, anti-chamas, de fácil limpeza (até mesmo de canetinhas, lápis de cor, giz...), proporciona conforto térmico e a sensação de andar descalça é extremente agradável, parece que tem um amortecedor, as crianças vão amar...rsrs (vale a pena experimentar)


O quarto para dois irmãos, na Casa Kids SP

Piso vinílico moderno da Revitech, com textura de madeira, da linha Natural Vision Wood


Aplicação do piso vinilico em manta
Além de ser de fácil colocação ele não faz muita sujeira. Pode ser aplicado em cima de um piso existente sem danificá-lo. Com exceção de pedras irregulares e cimento queimado.

Piso Vinílico Fademac em placa

Embora muitos estabelecimentos que possuem alto tráfego optam pelo piso vinílico (restaurantes, academias, lojas de shopping..), muitos clientes ainda reclamam que ele risca. Portanto, na minha opinião, ele não deve ser colocado em ambientes residenciais que possuem alta circulação de pessoas. Com o tempo, você pode se incomodar com a aparência. Colocar esse piso no quarto das crianças, por exemplo, é uma boa pedida. Pois além de ser um produto anti-alérgico e de fácil limpeza, ele pode oferecer um clima de muita descontração para o ambiente.  



Recomendações Gerais - (fornecedor: Paviflex)

• Varrer o piso com mop pó ou vassoura de pelo diariamente.
• Limpar o piso com detergente neutro diluído em água,
utilizando pano e rodo ou mop água diariamente.
Mop pó

Pisos Laminados
O queridinho!



Ecologicamente correto. O substrato HPP é fabricado de madeira de eucalipto, proveniente de florestas certificadas. Basicamente ele é feito de madeira reconstituída, revestido de papel especial e protegido com verniz de alta resistência.


Quando falamos em custo, apelo estético, manutenção ele é sempre o campeão.


É mais caro que o piso vinílico e mais barato que o piso de madeira e o porcelanato.( pisos que irei falar na próxima matéria)


As placas laminadas funcionam como isolantes térmicos, tornando os ambientes da residência mais aconchegantes. As mesmas também podem ser usadas para revestir paredes e acrescentar uma dose de sofisticação especial no quarto.


Os ambientes que possuem esse tipo de piso comprometem a acústicas do local, basta usar um saltinho e já viu, né? Toc,toc...rsrs



O piso laminado é instalado pelo sistema de encaixe macho-fêmea, com cola à base de PVA D3, sem necessidade de colar ou pregar o piso no contrapiso


Pode ser utilizado em todas as áreas da casa, exceto nas áreas molhadas.(cozinha, lavanderia e banheiros). Mas, como qualquer produto, deve seguir as recomenações técnicas.


A boa notícia é que os pisos laminados simplificam as tarefas:
Para a limpeza diária podem ser utilizados uma vassoura especial para pisos laminados ou um aspirador de pó (use peça própria para piso duro) e periodicamente um pano levemente umedecido (bem torcido) na mistura de ½ xícara de amoníaco, detergente neutro ou álcool para 4 litros de água.
Nunca utilizar cera, saponáceos abrasivos ou palha de aço para limpar o piso, pois esses produtos riscam a superfície.
Assim que algum líquido cair sobre a superfície, deve ser limpado rapidamente para evitar manchas.
O álcool pode ser usado para remover tintas de caneta ou mercúrio. Já o tiner ou querosene, para tirar manchas de tinta, verniz e graxa.


Abaixo seguem algumas sugestões de limpeza para determinados tipos de manchas: 



Áreas de aplicação dos produtos da Durafloor;



Bom.. a semana que vêm irei falar sobre os pisos de madeira e os porcelanatos.   

Um grande beijo e até a próxima semana!

Fontes de Pesquisa: Eucatex, Durafloor, Terra Mulher Reforma da Casa








4 comentários:

Tainah Poiani Vanegas Fontes

Otima matéria!!!! Muito bem explicada, parabénss!1 excelente!

Anônimo

Muito legal, Dani! Parabéns! Vc poderia falar também sobre o granito? Moro num apartamento com piso de granito... Obrigada! Bjs, Rita Occiuzzi

Anônimo

Parabéns pela matéria! Foi a primeira pessoa a explicar o tema de maneira fácil e acessível. obrigada!!!

Anônimo

Muito bacana o texto! Parabéns!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...