1 2 3
7

Túnel do Tempo



Deixe de lado a televisão, o computador, os videogames, os Ipads e qualquer outra tecnologia que faça seu filho deixar de lado a criatividade. A dica de lazer dessa semana tem clima de alegria, diversão e um pezinho no passado.

Que tal ensinarmos o que é brincar de verdade sem precisarmos  gastar uma fortuna com brinquedos de última geração?

Vamos abrir o baú e tirar de dentro aquelas brincadeiras antigas que faziam parte da nossa infância e que faziam agente mergulhar no mundo da fantasia.




Gato Mia:
Escolham um jogador para ser o pegador. Ele deve ter os olhos vendados. O pegador conta até dez enquanto os outros jogadores se afastam dele. Não vale correr. Depois de contar até dez, o pegador sai à procura dos outros. Quando pegar alguém, ele diz gato mia! A pessoa que foi pega tem que miar. Se o pegador acertar quem é, a pessoa vira o próximo pegador. Senão, continua tentando... A brincadeira acaba quando os participantes cansam.


Corre Cotia: 
Para essa brincadeira você vai precisar de um lenço, uma bolinha ou até uma meia enrolada. Faça uma roda e todos tapam os olhos com as mãos. Escolha uma criança para começar. Enquanto todos estão com os olhos fechados, ela vai andar por fora da roda, passando pelas costas dos outros enquanto canta:

"Corre cotia, na casa da tia, corre cipó, na casa da vó, lencinho na mão caiu no chão, moça bonita do meu coração! Pode pegar? Pode! Ninguém vai olhar? Não!”.

Assim que a música acabar, ela coloca o lenço atrás de uma das pessoas da roda. Assim que ela autorizar todos a abrirem os olhos, os integrantes dessa roda olham para trás para ver com quem está o lenço. Quem estiver com o lenço tem que sair correndo atrás da criança que iniciou a brincadeira. Se ele pega-la, ela sai. Mas se ela conseguir sentar no lugar que era desse integrante antes de ser pega, ela está salva e ele assume o papel do dono do lenço. 

Elástico de pé:

Dois jogadores seguram o elástico e outro vai saltando.  Quando o jogador que está pulando pisar no elástico perde a vez e passa a outro jogador. Conforme os jogadores vão ganhando e tendo facilidade para praticar a atividade, o elástico vai subindo. quanto mais alto mais difícil. Obs: Brincar em um lugar com terreno plano.


Elástico de mão:
 Essa brincadeira é conhecida como cama de gato. Corte um pedaço de barbante (pode ser elástico ou fita também), dê um nó entre as duas pontas. Deixando as mãos verticalmente paralelas, coloque o barbante nas pontas dos dedos, formando uma espécie de retângulo uniforme. Sem dobrar os dedos, ou tirar o barbante da posição inicial, leve a mão direita até a esquerda e passe-a por baixo da lateral do barbante de forma que este fique enrolado. Faça a mesma coisa com a mão esquerda. Passe o dedo do meio de cada mão por baixo do barbante recém enrolado, algo semelhante a letra x se formará em cada um dos lados. A partir daí o objetivo é passar o barbante para a mão do outros jogadores sem que este saia da mão do primeiro, formando outra ‘figura’ a ser desatada em seguida.
Estátua:
Para essa brincadeira é bom ter mais de 3 pessoas. Você vai precisar de um aparelho de som. Todos os jogadores fazem um círculo e um fica como o mestre, controlando o som. Quando o mestre quiser ele abaixa o volume e diz "estátua"! Os jogadores devem ficar em posição de estátua, sem se mexer e o mestre vai tentar fazer caretas e brincadeiras para ver quem se mexe primeiro. Não vale fazer cócegas. Quem se mexer ou rir espera até que sobre somente um para reiniciar a brincadeira.


Esconde – Esconde
Pode brincar quantas pessoas quiser. Uma criança tapa os olhos e encosta em uma parede (local que será titulado de “Pique”) e conta até 10 (ou quanto tempo for combinado). As outras crianças precisam se esconder. Assim que o tempo acabar, aquela que estava de olhos tapados, abre os olhos e vai em busca dos outros integrantes dessa brincadeira. Assim que ele encontra alguém, ambos precisam sair correndo até o “Pique”. Se quem chegar primeiro ao “pique” for quem estava contando, essa pessoa deve gritar “Pego 1, 2, 3...e fala o nome da pessoa”. Se quem chegar primeiro for quem estava escondido, ele grita “Salvo 1, 2, 3”. O primeiro que o pegador gritar o nome no pique será o próximo pegador, mas mesmo assim tem que achar todos os participantes, até o final!


Pega – Pega:
Começa com um dos participantes sendo o pegador. Quando ele falar “já” todos os outros saem correndo e ele tenta pegá-los. Tem que escolher um lugar para ser o “pique” (lugar onde os fugitivos estão salvos. Não vale ficar no pique por muito tempo). Se o pegador encostar em alguém, esta pessoa está pega e passa a ser ela a pegadora. Não vale aproveitar a proximidade do antigo pegador para pegá-lo de novo! O bacana é tentar pegar outra pessoa.






A palavra é
Brincadeira que mistura música e memória. Uma pessoa é a responsável por ditar uma palavra para o grupo. Quem for o primeiro a cantar uma musica com a palavra ditada, ganha um ponto. (Palavra: Gato/ Musica: Atirei o pau no gato to... mas o gato to...). Aquele que cantou primeiro toma a posição de responsável. O legal é pensar em palavras difíceis.



Forca:
 Tem que ter no mínimo dois participantes. O desafiador precisará pensar em uma palavra e colocar, através de traços, quantas letras essa palavra possuí. O desafiante terá que falar uma letra. Se essa letra fizer parte da escrita dessa palavra, o desafiador preenche a lacuna. Porém se essa letra não existir dentro da palavra em jogo, o desafiante fica a um passo da forca, ou seja, ele ganha uma cabeça, depois um corpo, depois as pernas, os braços e por ultimo ele é enforcado. A cada letra que ele errar, um membro será desenhado na forca. O desafiante ganha se ele adivinhar a palavra antes de ser enforcado. 
Stop: 
Todos fazem uma tabela em um papel em branco com os seguintes itens: nome, cidade, cor, animal, fruta, objeto, artista... Essa tabela pode ser modificada de acordo com o interesse dos participantes. O grupo precisa escolher uma letra (isso pode ser através de sorteio, ditado ou até mesmo uma pessoa que está fora da brincadeira pode falar uma letra qualquer do abecedário). Assim que definida a palavra, todos falam “Já” e começam a preencher essa tabela com o palavras que representem cada item e que comece com a letra selecionada. Quem terminar primeiro, grita “Stop” e ganha um ponto. A brincadeira se inicia novamente, só que agora com outra letra... e assim vai...quem fizer mais pontos, ganha.


Adivinhe a placa:

Essa brincadeira é feita quando a viagem de carro é muito longa e cansativa. Todos que estão dentro do carro falam um numero de 0 á 9. Todo carro que passar do lado do carro da família, os participantes devem olhar qual é o ultimo numero da placa daquele carro. Quem juntar mais placas com o número escolhido (até o local de origem ou até um ponto final combinado por todos que estão brincando), ganha o jogo. Vale também ao invés de escolher o último numero da placa de carro, escolher a cor da caçamba do caminhão. O tempo passa de uma maneira mais divertida.
Continue a história:
Essa brincadeira é boa para fazer quando está chovendo. Uma pessoa escreve cinco linhas de uma história que ela está em mente e passa para outra pessoa. A segunda participante lê a história e escreve mais cinco linhas. Nesse momento, a segunda participante dobre o papel de uma maneira que ela esconde o que a primeira pessoa escreveu e deixa visível para terceira pessoa apenas aquilo que ela escreveu. A terceira pessoa lê o segundo texto e continua escrevendo a história sem ter lido o começo dela. Depois que o terceiro escreve as suas cinco linhas, ele dobra o papel para esconder o primeiro e o segundo texto, deixando apenas o texto que ele escreveu visível para o quarto participante... E assim todos os integrantes da brincadeira escrevem uma parte dessa história sempre com base apenas do texto anterior (ele não pode ler os outros textos anteriores). Depois que fizerem duas rodadas, ou seja, todas as pessoas escreverem duas vezes um pedaço dessa história (isso dependente de quantas pessoas estiver brincando)... Quem começou o texto, abre o papel e lê a história como ficou. È muito divertido, pois as histórias saem muito inusitadas.


Cinco Marias:
É preciso achar 5 pedrinhas de mesmo tamanho ou até mesmo saquinhos feitos com arroz ou areia. Jogue todas as pedrinhas no chão e tire uma delas, depois com a mesma mão jogue para o alto e pegue uma das que ficaram no chão. Faça isso até ter pegado todas. Na segunda rodada ao invés de pegar uma por vez, pegue duas. Na terceira rodada você pega três ao mesmo tempo e na última rodada você pega todas de uma vez só.


Pular corda


Existem várias brincadeiras para fazer com corda. A maioria das brincadeiras ajuda a criançada a adquirir coordenação motora e agilidade. Quanto mais rápido e mais complicado for o pulo (pular de um pé só, sair da corda com ela em movimento...etc...) mais divertida fica a brincadeira. Clique aqui para conhecer algumas:




Escravo de Jô

Duas pessoas cantam a música: 
"escravos de jó, jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá"


Cada um com uma pedrinha (ou um bombom na mão... rs) e vai seguindo o que diz a música e passando o objeto para o participante que está os seu lado. Quando pede para tirar, os participantes tiram o objeto do chão e quando ele fala para colocar, os participantes colocam o objeto no chão. Saiba mais clicando aqui
Amarelinha:

Faça um risco no chão e numere de 1 a 10, no ultimo faça um arco representando o céu. Pule com um pé só dentro de cada quadrado, sem errar. Clique aqui para saber mais
Batata Quente:



As pessoas ficam em círculo e alguém fica de fora. Passem uma bola bem rápida de mão em mão e quem estiver fora diz: “batata quente, quente, quente, …, queimou!”, em quem a bola parar no queimou é eliminado.


Queimada:


Brincadeira de bola com dois times. Escolha um espaço para jogar (normalmente as pessoas brincam de queimada em quadra poliesportiva. Clique aqui para saber mais.

Detetive 
Essa brincadeira pode ser feita tanto com papel e caneta, quanto com cartas de baralho. Todos fazem uma roda. Em um papel escreva a palavra detetive. Em outro a palavra ladrão. E no restantes dos papeis (depende de quantas pessoas estão brincando, pois todos devem ter um papel em mãos) escreva vítima. Dobre, misture e faça cada um pegar um papel sem ver o que está escrito nele. O objetivo do ladrão é matar as vítimas com uma piscada de olho discreta. E o objetivo do detetive é descobrir quem é o ladrão antes que ele mate todo mundo. Se o detetive descobrir o ladrão, ele o aponta e diz “preso em nome da lei!” e acaba o jogo. Saiba mais clicando aqui

Roda:


Forme uma roda e cante cantigas antigas, como pau no gato, ciranda-cirandinha, a canoa virou, pirulito que bate bate, samba lelê, se esta rua fosse minha, serra serra serrador, etc. Roda com ciranda cirandinha, clique aqui
Bexiga d´água 
  


Você vai precisar de uma bexiga cheia de água. Faça uma roda com os seus amigos e jogue a bexiga um na mão do outro. Vai aumentando a velocidade. Quem derrubar a bexiga no chão, além de se molhar, vai sair do jogo.

Passa anel
Antes de começar a brincadeira vocês precisam escolher uma criança para ser o passador do anel e outra para ser o adivinhador. Todas as crianças, menos o passador, devem formar uma fileira e unir as mãos, palma com palma. O passador pega o anel, esconde-o entre as palmas das mãos e vai passando-as no meio das mãos dos outros. Depois de fazer isso com todas as crianças da fila, o passador pergunta ao adivinhador: "Com quem está o anel?". Se o adivinhador acertar com quem está, ele será o próximo passador e deverá escolher quem será o adivinhador. O legal dessa brincadeira é o passador fingir que colocou o anel na mão de alguém para enganar o adivinhador.
Elefantinho colorido
Uma criança é escolhida para comandar o jogo. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho colorido!” O grupo responde: “Que cor?” O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Se o pegador encostar em uma criança antes de ela chegar à cor, ela é capturada. Para ficar mais divertido, o comandante tem de escolher uma cor dificil de encontrar dentro do espaço que está acontecendo a brincadeira. Vence a brincadeira quem não for pego.

Alerta:
Brincadeira com bola. Uma criança fica de costas segurando a bola. As outras pessoas ficam a trás e cada uma fala o nome de uma fruta. Quem está segurando a bola, fala o nome de uma dessas frutas e sai correndo. O responsável pela fruta tem que pegar a bola e jogá-la na pessoa mais próxima. Se essa pessoa pegar a bola, ela está salva. Se ela deixar caiu no chão, ela está fora do jogo. Ganha o ultimo que ficar na brincadeira. Saiba mais clicando aqui.




Barra Manteiga
Faça uma fila onde todos estão com a mão para frente e com a palma para cima. Uma das crianças fica fora dessa fila e, enquanto bate na palam de todos da fila ele canta a musica: “Barra-manteiga na fuça da nega, minha mãe mandou bater nesse daqui, 1, 2, 3!”. Quando disser “3”, o jogador bate forte na mão daquele que terá que sair correndo para pegá-lo. Pode demorar para bater neste último se quiser!quem bate na palma. Ganha o ultimo que ficar. Veja uma maneira de brincar com dois times, clique aqui.


Bobinho


Brincadeira com bola. Faça uma roda e uma pessoa fica no meio fazendo o papel do bobinho. Todos jogam a bola e o “bobinho não pode pegar. Se ele a pegar, aquele que tinha jogado a bola é que vai para o meio da roda, para ser o novo bobinho. Mas atenção: só vale agarrar a bola no ar, nada de pegá-la no chão! Clique aqui.

Mimica

O objetivo é fazer com que os seus amigos adivinhem aquilo que você está tentando imitar (pode ser bicho, pessoa, profissão, filme... Você pode combinar o seguimento antes de começar a brincadeira). Cada hora é um que faz a mimica (não pode falar. Apenas usar gestos para representar aquilo que você está imaginando). Quem adivinhar primeiro, ganha e é a vez do próximo fazer à mímica. Você pode dividir em equipes e cada vez uma tenta adivinhar o que um dos seus integrantes está imitando. Se conseguir, marca pontos e joga de novo, se não, passa a vez para a outra equipe.
Telefone sem fio


Organizar os jogadores sentados um ao lado do outro em fila. O primeiro jogador diz uma frase/mensagem no ouvido do colega seguinte. Cada participante após receber a mensagem fala o mais baixo possível no ouvido do colega seguinte até que o ultimo falará em voz alta o que recebeu. A mensagem muitas vezes chega completamente diferente!!!

Dança da Cadeira
Você precisa ter uma cadeira a menos do número das pessoas que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve ter 4 cadeiras. Coloque uma música animada,as crianças andam dançado ao redor das cadeiras. Quando a música parar (Uma pessoa fica no som para controlar), elas devem correr e tentar sentar na cadeira mais próxima. Quem não conseguir, sai da brincadeira. Conforme as crianças vão saindo,deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira,ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Corrida de sacos


Cada corredor deverá entrar em um saco, que será bem preso a sua cintura, e tentar correr, ou melhor, pular até a linha de chegada. Vence aquele que chegar primeiro.

Corrida com ovo na colher
Cada participante terá que correr até a linha de chegada equilibrando, na boca, uma colher com um ovo cozido. O participante que derrubar o ovo será desclassificado. Para evitar sujeira, troquem o ovo por uma meia ou bolinha de ping pong.

Corrida de um pé só

O condutor deverá traçar duas retas paralelas, porém a uma boa distância (de acordo com a idade), uma será a largada e a outra a chegada. Os participantes deverão ficar atrás da reta de largada e deverão chegar até a reta de chegada correndo com um pé só (como um saci). Ganhará a criança que ultrapassar a reta de chegada primeiro.

 Vivo e Morto
O condutor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal, cada vez que o condutor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o condutor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam, quem errar sairá da brincadeira até que fique apenas o vencedor, depois a brincadeira recomeça novamente.

Corrida dos sapato
Formam-se duas equipes, que são dispostas em fileira. Uma cadeira ou bandeirinha separa um time do outro. Os jogadores tiram os sapatos, que serão embaralhados. Dá-se o sinal de início, e os jogadores devem sair correndo, até encontrarem seus dois pés de sapato, calçando-os seguida. Feito isso, voltam ao ponto de partida. Os jogadores que calçarem sapatos trocados, ou não o calçarem direito, serão desclafissicados. Cada jogador que retornar à linha de partida, e não for desclassificado, marcará um ponto para a equipe. Ganhará a equipe que marcar o maior número de pontos.

 Adoletá
A-do-le-tá
Le-pe-ti
Pe-ti-pe-tá
Le café com chocolá
A-do-le-tá
Puxa o rabo do tatu
Quem saiu foi tu

Fazer uma roda, onde se desloca a mão direita de forma a bater com a palma no dorso da mão direita do seu componente do lado e assim em diante. Este movimento segue a silabação da música. O último a ser batido de acordo com a silabação da música sai da brincadeira.

Fui à feira
Um jogador diz em voz alta: Fui a feira e comprei.. por exemplo ”maçã”. O jogador seguinte repete a frase do primeiro acrescentando outra mercadoria comprada por exemplo:” batata”, o terceiro jogador repete as mercadorias que os jogadores anteriores disseram e acrescenta mais uma, ganha quem não repetir mercadoria e lembrar todas que foram faladas.
“Fui a feira comprar maça, batata, limão, laranja....”


AGORA É COM VOCÊ! Divida com agente a sua brincadeira preferida da infância e nos ajude a completar essa lista publicando um comentário com a brincadeira, sem tecnologia, que está faltando. Estamos esperando...

7 comentários:

Polyana

Adoreiiiiii!!!

Anônimo

Adorei! Lembrei até da musiquinha do Corre Cotia.............. rs. Roberta Barbi

Anônimo

É muito bom resgatarmos esses tipos de brincadeiras.....as crianças de hoje em dia nem as conhece. E nós que crescemos com essas brincadeiras fomos e somos tão felizes...sem tantas tecnologias. As crianças atualmente brincam muito sozinhas, não podem brincar na rua...e é isso que nós pais temos que proporcionar a elas....esses momentos deliciosos com brincadeira saudáveis!!!!! Gislaine Zacchi

Bia

Amei!! Me lembrei das brincadeiras na casa da minha avó, que maravilha era rincar com meus primos na rua. Hj em dia as crianças só falam de vídeo-games, jogos de computador, nem imaginam como era boa a nossa infância!

Unknown

Nossa me lembrei da época de férias na casa dos meus avós no interior. Como moravámos em sp e em apartamento, nas férias aproveitava junto com os primos. AMarelinha e corda eram minhas brincadeiras preferidas!!! Parabéns a matéria ficou ótima!!! bjos

Polyana

Antigamente morávamos na rua...rs....Chegávamos da escola, jogávamos as mochilas no canto, almoçávamos e vupt para a rua brincar. Época que inventávamos mil brincadeiras, gincanas...era delicioso! Quero passar isso para o Miguel, isso sim é diversão! Basta ter imaginação :)

Michelle Occiuzzi

Eu adooorrraaaavvvaaaaaa Gato Mia!!!! Agente juntava todos os primos em um corredor, colocava a venda e morria de rir... A brincadeira durava horas! Outra brincadeira muito legal era queimada... Adorei escrever essa matéria! Me diverti só de lembrar...

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...