1 2 3
2

Bolos sem rolos!!!!


Olá meninas, tudo bem?

Essa semana a Roberta colocou um tópico no grupo de debates e que gerou muito bate-papo entre as mamães: como fazer um bolo perfeito? As vezes fica totalmente cru, as vezes queima e as vezes parece que está bom, mas “embatumou”.

Receitas fáceis e “milagrosas” é o que mais encontramos em sites de gastronomia ou em revistinhas espalhadas nas bancas e mostruários de supermercados. Então, essa coluna vem hoje ajudar a vocês alcançarem a meta do bolo que sempre sonharam.

Apesar de acostumada a fazer bolos e de inventar bastante na cozinha, recorri a ajuda de outra mãe amiga, que é craque na arte da confeitaria, Fernanda Araujo. Nosso objetivo aqui nem é dar receitas infalíveis, mas é passar as melhores dicas que vão te ajudar no feitio do bolo. Mas no final segue um bolo de chocolate que a Fernanda gentilmente divide conosco.

Mas fica aqui o nosso pedido: deu certo, publique, deu errado, também! Vamos dividir as nossas experiências. Também listei as dicas de outras mães que participaram do post do bolo no grupo de debate.

DICAS:

- 1º passo: “Antes de começar todo o preparo, unte e enfarinhe uma forma e ligue o forno”, antecipa Fernanda. 
- Temperatura: Nem muito baixa e nem muito alta. Parece óbvio, mas é assim que funciona com a maioria das receitas que vão ao forno, tanto doces quanto salgadas. Fernanda completa: Forno frio também acaba com os bolos. Se o forno estiver quente em excesso o bolo ficará assado somente nas beiradas e o meio ficará cru e ele não vai crescer. Portanto, cuidado”. Ela completa ainda: “Cada forno é único. Alguns mais potentes outros nem tanto. A média da temperatura para assar bolos é de 180º a 200ºC”.

- Pré-aquecimento do forno. Passo muito importante! Como a Fernanda já disse:  acenda antes de começar o preparo. Ela ainda completa com mais uma dica: Depois de ligar o forno, espere um pouco e verifique se você consegue abri-lo e enfiar o braço sem problemas. Se isso acontecer, pode ser que esteja ainda frio... aumente apenas um pouquinho a temperatura”O objetivo de acender o forno com antecedência é ativar o fermento e manter a aeração da massa, ou seja, fazer com que ela fique fofa. A farinha precisa desse calor (desde o início) para reagir com outros ingredientes e aprisionar o ar na massa.

- Claras em neve: Nem todo bolo é necessário colocar claras em neve, mas se você colocar em todo bolo que vão as claras, terá, com certeza, uma massa mais fofa, já que fica uma mistura bem aerada e ajuda “aprisionar” o ar dentro do bolo. A Helena Véspero Pazzetti comentou: Meu bolo de cenoura dá sempre certo quando eu bato as claras em neve. Se coloco tudo junto também fica pudim.”

- Ingredientes secos. Fernanda lembra de algo bem importante:Procure peneirar todos os ingredientes secos, isto ajuda o bolo a ficar fofinho e leve”. Regiane Campos deu uma dica legal e que para ela funciona: bater somente os liquidos no liquidificador , colocar os secos em um travessa, e misturar na mão ( bem rapidinho ) . Fica uma beleza.....”. A Letícia Regazoli Dessunti, concordou na hora.

- Fermento. Ingrediente importantíssimo. Tem que ser de boa qualidade, não adianta colocar qualquer um. Com certeza, assim como eu, quando a Fernanda começou entre fogões, panelas e assadeiras, passou por alguns sufocos. Ela lembrou de uma situação importante sobre esse tópico: “Meu bolo não cresceu!!! A maior causa de um bolo não ter crescido é o Fermento. Procure bater todos os ingredientes e por último coloque o fermente e bata somente mais um pouquinho, o suficiente pra misturar, ou até mesmo na mão, bem delicadamente. Feito isso, coloque o bolo no forno, não demore. "Fermento não têm que descansar”.

- Assadeira ideal. A maioria das receitas vem com a indicação do tamanho da assadeira a ser usada. O formato em si, não importa muito, o legal, na hora de mudar o tipo de forma, é levar em consideração que a massa deve alcançar até a metade da assadeira. Se a massa ficar muito no fundo, teremos um bolo fininho. E se passar da metade, o bolo pode vazar. 


- A receita. “Procure seguir corretamente a receita!!! Assim, terá um bolo perfeito...”, lembra Fernanda. E eu acrescento: qualquer dúvida, pode nos gritar!!!! Segue uma receita de bolo de chocolate da Fernanda, simples e delicioso. Siga as nossas dicas e arrase definitivamente com o bolo caseiro.




 BOLO DE CHOCOLATE FOFO


 
Ingredientes:
3 ovos
1 e 1/2 colher(sopa) de margarina em temperatura ambiente
1 e 1/2 colher(sopa) de fermente em pó
3 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara de chocolate em pó
1 e 1/2 xícara de leite
1 xícara de açúcar
 
Modo de Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Em outra tigela misture as gemas, o açúcar e a margarina. Bata bem até formar um creminho.
Em outra tigela junte a farinha de trigo e o chocolate em pó, alternando com o leite e o creminho batido.
Misture o fermento em pó e por último as claras em neve delicadamente!
 
Coloque em uma forma de buraco e... Bom Apetite!!!!”


Espero que tenham gostado!!! Não deixem de tentar, só assim vão se aprimorar na culinária.

Beijos e até a próxima quarta-feira.


2 comentários:

Anônimo

Eu adorei meninas! E tenho uma dúvida, que sempre faço, e tomo como regra....rs (mas não sei se é certo). Para verificar se o fermento está bom, coloco uma colher de café em um copo de água. Se levantar ele está bom, se afundar, está ruim. Está correto isso? Bjs Poly :)

Tainah Poiani Vanegas Fontes

Adorei!!! Esta semana passada discutindo com a minha mãe como fazer uma boa massa de bolo!!

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...