1 2 3
1

Carolina Salgada


Olá meninas, tudo bem?

Na coluna de hoje quero começar dizendo que fiquei muito feliz em saber que muitas mamães se arriscaram na cozinha e, pelo menos, tentaram fazer a dica de culinária da semana passada. Fiquei mais feliz ainda em saber que deu tudo certo com a receita e que os papais adoraram. Toda vez que escrevo a coluna faço pensando em vocês e como as dicas de culinária poderão ser aproveitadas, por isso, cada vez que tenho um retorno positivo me sinto muito lisonjeada. Obrigada meninas por se entusiasmarem e se arriscarem entre fogões e panelas, principalmente aquelas que não são tão adeptas destes equipamentos. 

E mais uma vez pensando em vocês trago hoje uma receita muito versátil, saborosa e de minha autoria: Carolinas Salgadas. 


 Na verdade a receita de Carolinas (ou bomba, ou èclair, ou profiteroles) é facilmente encontrada na internet e diversas publicações de culinária. Mas, para atender a uma necessidade pessoal e também do meu buffet, resolvi fazer alguns testes e adaptar ingredientes e modo de preparo para que o resultado ficasse ao meu agrado.

Na semana passada apresentei essa delícia em um programa de TV e algumas mamães que não puderam assistir, me disseram que gostariam de aprender. Outras assistiram, mas queriam o reforço da receita escrita. Então, com muito carinho, descrevo como se faz.

Essa Carolina não é sem graça. Ela tem sabor e lembra muito um pão de queijo. Ela é versátil porque pode ser recheada com patês, cremes, queijos e frios ou ser consumida simplesmente sozinha. Também é versátil porque pode ser servida como entradas em eventos e mais ainda: pode ser colocada na lancheira dos pequenos. Qual mamãe nunca ficou preocupada ou sem imaginação na hora de montar o lanche do recreio das crianças? 

Como é um alimento que pode ser servido em várias versões, faz com que as crianças também não enjoem. Mas chega de papo! Anote os ingredientes e como fazer. Tenho certeza que você vai arrasar.

Ingredientes
2 xícaras de água
100 g de manteiga
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
100 g de queijo parmesão ralado
orégano a gosto
6 ovos



Como fazer
Coloque a água, a manteiga e o sal em uma panela e leve ao fogo. Quando a mistura ferver, abaixe o fogo e acrescente a farinha e o queijo parmesão de uma só vez. Se quiser, pode colocar o orégano ou outra erva de sua preferência neste momento. Misture tudo para agregar, até formar uma massa homogênea e que desgrude da panela. Esse passo é bem rápido (é o tempo de colocar a farinha com o queijo e misturar que já começa a desgrudar). Desligue o fogo e acrescente um ovo de cada vez misturando bem a cada adição.

Pré-aqueça o forno por, no mínimo, 10 minutos. Forre uma assadeira com papel manteiga (ou unte e enfarinhe) e modele as carolinas com o auxílio de duas colheres ou com o saco de confeiteiro, no tamanho que preferir. Leve ao forno médio/alto até os salgadinhos dourarem. Isso demora em torno de 30 a 40 minutos. 

Depois de frio, corte ao meio e recheie com patês, cremes salgados ou queijos e frios.

Para uma versão tão deliciosa, mas menos saudável (digamos assim), você pode fritar as Carolinas em óleo quente.

Espero que gostem!

Beijos e até a próxima quarta-feira.



1 comentários:

Anônimo

Nossa, deu água na boca,a receita é fácil, adorei! Bjs, Bia Vieitas Archanjo.

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...