1 2 3
1

Bolo de Abóbora



Olá meninas, tudo bem?
 
Hoje eu trago uma receita deliciosa, fácil de fazer e altamente nutritiva. Como sei que algumas mamães tem dificuldades na hora de inserir frutas, verduras e legumes in natura na alimentação dos pequenos, a saída é utilizarmos esses ingredientes em outros pratos. Dessa forma, diminui o estresse nosso e das crianças ao comer o que realmente gostaríamos que elas comessem.

Sei que não é uma tarefa fácil. Passo isso em casa, mas sei também que temos que insistir aos poucos e mais, sermos exemplos de boa alimentação, só assim atingiremos nossos objetivos alimentares. E o mais engraçado de tudo isso é que já ouvi muitas mamães comentarem que mudaram seus hábitos alimentares depois que começaram a incentivar a ingestão de alimentos mais saudáveis na vida dos filhos. Tenho certeza que com vocês, em algum momento, isso deve ter acontecido, ou ainda vai acontecer!!!


O ingrediente de hoje é a abóbora, uma leguminosa rica em fibras, o que já ajuda no funcionamento do intestino e no combate ao colesterol. Também possui mineirais como cálcio e fósforo, importantes nutrientes na formação de ossos e dentes.

Uma boa opção, como já disse em colunas anteriores, é preparar um purê bem cremoso, no qual você pode acrescentar requeijão para finalizar, o que o deixará ainda mais saboroso, ou leite de coco para os paladares mais apurados. Esse acompanhamento cai muito bem com vários tipos de carne: vermelhas, carnes secas, peixe e camarões e também filé de frango. Outra dica é usar em carnes de panela, fica divino!

Para as mamães que estão na fase da papinha, as dicas acima também podem ser aplicadas facilmente na comidinha dos bebês, desde o primeiro contato com a papa salgada.

Agora, segue uma receita de Bolo de Abóbora com Coco. Fácil de fazer e delicioso de comer. Fica legal tanto no café da manhã ou da tarde, quanto para a molecada levar de lanche na escola.



Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga 
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 vidros de leite de coco
2 colheres (sopa) de raspas de limão
500 gr de abóbora japonesa cozida e espremida (se ficar bem molinha, pode bater na batedeira)
1 xícara (chá) de coco em flocos

Modo de preparo

Bata as 3 claras em neve e reserve.

Bata na batedeira a manteiga (mas reserve 1 colher sopa), o açúcar e as raspas de limão por 3 minutos, ou até obter um creme homogêneo. Sem parar de bater, junte as gemas uma a uma. Adicione a abóbora, a farinha de trigo, o côco e o leite de côco e bata mais um pouco.

Desligue a batedeira e, por fim, incorpore as claras batidas em neve e o fermento em pó, misturando delicadamente. Com a manteiga reservada, unte uma forma redonda, de 25 cm de diâmetro, e polvilhe farinha de trigo. Despeje a massa e leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por 45 minutos, ou até que enfiando um palito, ele saia limpo. Decore com flocos de côco.

Super fácil, né? Espero que gostem!

Beijos e até a próxima quarta-feira.




1 comentários:

Tati

Nossa, que delícia!! Vou fazer! :-))

Postar um comentário

Mãe Amiga talvez você goste...