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Pré- Lançamento do CD “O início de tudo”


Reportagem Michelle Occiuzzi

Feche os olhos... Imagine um campo grande com gramas verdes que se destacam com o azul claro do céu... O sol de final de tarde ilumina e esquenta a pele em uma temperatura perfeitamente agradável... Em um sopro, o vento te traz uma música perfeita, limpa e clara...

Esse início pode parecer bem estranho para um blog de mães, mas foi a única maneira que encontrei de descrever em palavras a sensação que tive ao escutar as músicas do CD “O início de tudo” do Grupo de Música da Associação Pestalozzi de Campinas. 

Senti PAZ!

Como a maioria dos instrumentos usados no projeto não são convencionais e cada nota é extraída de materiais reciclados, eu passei o tempo todo tentando decifrar a origem de cada som. Tudo ficou ainda mais mágico quando lembrei que quem estava comandando aquela magia eram crianças e adultos com deficiência intelectual e deficiências múltiplas.

Amanhã, dia 20 de Outubro, a Associação fará o pré-lançamento do CD em uma apresentação exclusiva. Além de escutar, você poderá assistir a força de uma nota que vem de um piso quebrado, de um cano reaproveitado, de uma lata de tinta e de um galão de água.






A Escola de Educação Especial “Associação Pestalozzi de Campinas" é uma ONG que presta, gratuitamente, atendimentos educacionais e terapêuticos nas áreas de pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, educação física, serviço social, entre outros, para crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou com múltiplas deficiências.



O grupo de música nasceu em agosto de 2008, quando o professor de música Ricardo Botter Maio iniciou um projeto denominado “Musicalização através da Percussão” com os educandos da escola. O objetivo do projeto era o de utilizar a música como mais um recurso na contribuição na aprendizagem e no desenvolvimento global de pessoas com deficiência. A música auxilia na manutenção das habilidades básicas e na superação de limites quanto a: expressividade, socialização, habilidades auditivas, memória, ritmo, coordenação motora, além de promover o bem estar emocional e biopsicossocial de nossos educandos.


No decorrer dos anos, o professor Ricardo compôs diversas músicas para que os alunos pudessem explorar e tocar os instrumentos musicais construídos tanto pelo professor, como pelos profissionais e alunos.

Foram muitos os ganhos: melhora da autoestima, melhora da coordenação motora, alunos menos tímidos e mais sociáveis, com mais iniciativa para se expressar e se comunicar, dentre outros.

A partir daí, surgiu à ideia de gravar um CD, em que a escola toda se envolveu, com a finalidade de registrar e divulgar o trabalho realizado. 


    Capa do CD "O início de tudo"

Leia a entrevista com alguns dos integrantes do projeto

Maria Helena Van Ray – Diretora pedagógica
Ricardo Botter Maio – Professor de música
Renata Maria Medeiros Usberti – Fonoaudióloga
Sandra Damiano Netto – Pedagoga

Porque a música é tão importante para o desenvolvimento de qualquer pessoa?

A música é tão importante no desenvolvimento infantil, como em todas as fases da vida, porque por meio dela, o ser humano desenvolve a autodisciplina, sensibilidade, paciência, autoestima, memória, coordenação motora e concentração. A experiência musical não ativa uma única função cerebral. O prazer da música é um ato que intervêm muitos estímulos: visuais, cognitivos, psicomotores, emocionais, além de ativar o ritmo cardíaco, o tônus muscular, a libido e a função hormonal.”

Como foi feita a escolha das músicas?

A formação do repertório iniciou-se logo nos primeiros meses do projeto, quando os profissionais perceberam que as respostas estavam sendo muito positivas. A partir daí, o professor Ricardo compôs a primeira das músicas que veio a dar nome ao CD posteriormente. Utilizando-se de alguns instrumentos que já possuía e usava - como quatro pisos de cerâmica afinados e suspensos que faziam parte de exercícios de concentração e ritmo nas aulas – que, ao final, deram à música uma estrutura inicial que poderia ser executada de forma regular e seguindo uma métrica pré-estabelecida. O projeto teve continuidade com o surgimento de novos instrumentos e, com isso, demonstrações de habilidades específicas de cada educando e, consequentemente, surgiram novas músicas.

Em meio a tantas descobertas, o potencial vocal de uma educanda chamou-nos a atenção para a possibilidade de termos também uma canção com letra. Assim surgiu “Horas, minutos, segundos” - primeira canção das cinco existentes no CD – em que uma cantora profissional gravou a canção como guia, e a fonoaudióloga pode realizar um trabalho de memorização, articulação e afinação com a educanda. Esta “fórmula” norteou o trabalho para a criação de novas músicas e a finalização na escolha do repertório.

Existe algum exercício feito ao escutar as músicas ou o simples fato de escutá-la já é um exercício em si?

Sim, existem exercícios que são realizados durante a audição das músicas, como aquecimento e alongamento de membros superiores, treino de ritmo, de coordenação motora, memória auditiva, entre outros. Além disso, o simples fato de escutá-la já é um exercício em si, pois promove o bem-estar, a descontração, relaxamento, recordação de momentos prazerosos, dentre tantos outros benefícios.

Porque esse projeto é tão importante para vocês?

Ricardo: “para mim, como compositor, é uma oportunidade de criar e perceber que as criações musicais de minha autoria podem ser úteis no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da Pestalozzi”.

Renata: “acredito que trabalhar com a música enriquece a vida das pessoas, inclusive a minha. Vejo a música como uma linguagem complexa e grande aliada no processo terapêutico instituído durante a habilitação e reabilitação do ser humano”.

Sandra: “sempre acreditei na parceria música e pedagogia, e uma vez que adaptamos o currículo regular para torná-lo apropriado às peculiaridades dos educandos, percebi que as aulas de música iriam oportunizar vivências das quais  nossos educandos nunca haviam tido, o  quanto isto contribuiria para o  trabalho da pedagoga e consequentemente alunos dispostos e felizes no momento da aprendizagem. Quando conheci o trabalho do Prof. Ricardo, constatei que queria este projeto dentro da Pestalozzi  e, com a Renata, pude encontrar a parceira que precisava para concretizar a ideia. O CD é o resultado positivo que estamos colhendo após 4 anos”.

7 comentários:

Helena Véspero Pazzetti

Eu senti o mesmo que vc ! Ainda mais sabendo da história, vc ouve com mais emoção ainda...Hoje esse blog está cheio de emoção, de todas as formas. Amo muuito tudo isso!

Renata Maria Medeiros Usberti

Valeu meninas, muito obrigada de coração. Meu e de todos da equipe da Pestalozzi.
O que a gente mais quer é mostrar que pessoas com deficiência são capazes, são eficientes e acima de tudo felizes.
Que o nosso trabalho sirva de inspiração às mães amigas de crianças com deficiência ou não para aproveitar os materiais e fazer música com seus filhotes.

Anônimo

Muito lindo esse projeto...Parabéns a tds vcs.
è muito gratificante saber que nossos filhos estão nas mãe de pessoas tão especias como vcs...
E fico feliz que a minha linda Vitória tem uma participaçãozinha neste CD;e dizendo mama...rrss

Flavia Baldasso

QUE TRABALHO LINDO ABENÇOADOOOOOOOOOO...DEUS ABENÇOE TODA EQUIPE E ESSAS CRIANÇAS LINDAS...

bia

eu estive ausente, na festa mas fiquei feliz com tudo que aconteceu neste dia especial

Adélia Rosa

estou feliz de participar desse projeto.
parabens a todos.

Sandra Netto

Agradeço à Michelle que pode proporcionar esta matéria e assim divulgarmos nosso trabalho. Obrigada Sandra Netto

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