Reportagem Michelle Occiuzzi
Feche
os olhos... Imagine um campo grande com gramas verdes que se destacam
com o azul claro do céu... O sol de final de tarde ilumina
e esquenta a pele em uma temperatura perfeitamente agradável... Em um sopro, o
vento te traz uma música perfeita, limpa e clara...
Esse
início pode parecer bem estranho para um blog de mães, mas foi a única maneira
que encontrei de descrever em palavras a sensação que tive ao escutar as músicas
do CD “O início de tudo” do Grupo de Música da Associação Pestalozzi de
Campinas.
Senti PAZ!
Senti PAZ!
Como
a maioria dos instrumentos usados no projeto não são convencionais e cada nota é extraída de
materiais reciclados, eu passei o tempo todo tentando decifrar a origem de cada
som. Tudo ficou ainda mais mágico quando lembrei que quem estava comandando aquela
magia eram crianças e adultos com deficiência intelectual e deficiências múltiplas.
Amanhã,
dia 20 de Outubro, a Associação fará o pré-lançamento do CD em uma apresentação
exclusiva. Além de escutar, você poderá assistir a força de uma nota que vem de
um piso quebrado, de um cano reaproveitado, de uma lata de tinta e de um galão
de água.
A
Escola de Educação Especial “Associação Pestalozzi de Campinas" é uma ONG
que presta, gratuitamente, atendimentos educacionais e terapêuticos nas áreas
de pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional,
educação física, serviço social, entre outros, para crianças, jovens e adultos
com deficiência intelectual e/ou com múltiplas deficiências.
O
grupo de música nasceu em agosto de 2008, quando o professor de música Ricardo
Botter Maio iniciou um projeto denominado “Musicalização através da Percussão”
com os educandos da escola. O objetivo do projeto era o de utilizar a música
como mais um recurso na contribuição na aprendizagem e no desenvolvimento global
de pessoas com deficiência. A música auxilia na manutenção das habilidades
básicas e na superação de limites quanto a: expressividade, socialização,
habilidades auditivas, memória, ritmo, coordenação motora, além de promover o
bem estar emocional e biopsicossocial de nossos educandos.
No
decorrer dos anos, o professor Ricardo compôs diversas músicas para que os
alunos pudessem explorar e tocar os instrumentos musicais construídos tanto
pelo professor, como pelos profissionais e alunos.
Foram
muitos os ganhos: melhora da autoestima, melhora da coordenação motora, alunos
menos tímidos e mais sociáveis, com mais iniciativa para se expressar e se
comunicar, dentre outros.
A
partir daí, surgiu à ideia de gravar um CD, em que a escola toda se envolveu,
com a finalidade de registrar e divulgar o trabalho realizado.
Leia a entrevista com alguns
dos integrantes do projeto
Maria Helena Van Ray
– Diretora pedagógica
Ricardo Botter Maio
– Professor de música
Renata Maria
Medeiros Usberti – Fonoaudióloga
Sandra Damiano Netto
– Pedagoga
Porque a música é tão importante para o desenvolvimento de qualquer
pessoa?
A
música é tão importante no desenvolvimento infantil, como em todas as fases da
vida, porque por meio dela, o ser humano desenvolve a autodisciplina,
sensibilidade, paciência, autoestima, memória, coordenação motora e
concentração. A experiência musical não ativa uma única função cerebral. O
prazer da música é um ato que intervêm muitos estímulos: visuais, cognitivos,
psicomotores, emocionais, além de ativar o ritmo cardíaco, o tônus muscular, a
libido e a função hormonal.”
Como foi feita a escolha das músicas?
A
formação do repertório iniciou-se logo nos primeiros meses do projeto, quando
os profissionais perceberam que as respostas estavam sendo muito positivas. A
partir daí, o professor Ricardo compôs a primeira das músicas que veio a dar
nome ao CD posteriormente. Utilizando-se de alguns instrumentos que já possuía
e usava - como quatro pisos de cerâmica afinados e suspensos que faziam parte
de exercícios de concentração e ritmo nas aulas – que, ao final, deram à música
uma estrutura inicial que poderia ser executada de forma regular e seguindo uma
métrica pré-estabelecida. O projeto teve continuidade com o surgimento de novos
instrumentos e, com isso, demonstrações de habilidades específicas de cada
educando e, consequentemente, surgiram novas músicas.
Em
meio a tantas descobertas, o potencial vocal de uma educanda chamou-nos a
atenção para a possibilidade de termos também uma canção com letra. Assim
surgiu “Horas, minutos, segundos” - primeira canção das cinco existentes no CD
– em que uma cantora profissional gravou a canção como guia, e a fonoaudióloga
pode realizar um trabalho de memorização, articulação e afinação com a educanda.
Esta “fórmula” norteou o trabalho para a criação de novas músicas e a
finalização na escolha do repertório.
Existe algum exercício feito ao escutar as músicas ou o simples
fato de escutá-la já é um exercício em si?
Sim,
existem exercícios que são realizados durante a audição das músicas, como
aquecimento e alongamento de membros superiores, treino de ritmo, de
coordenação motora, memória auditiva, entre outros. Além disso, o simples fato
de escutá-la já é um exercício em si, pois promove o bem-estar, a descontração,
relaxamento, recordação de momentos prazerosos, dentre tantos outros
benefícios.
Porque esse projeto é tão importante para vocês?
Ricardo: “para mim, como compositor, é uma oportunidade de criar e
perceber que as criações musicais de minha autoria podem ser úteis no processo
de ensino-aprendizagem dos alunos da Pestalozzi”.
Renata: “acredito que trabalhar com a música enriquece a vida das
pessoas, inclusive a minha. Vejo a música como uma linguagem complexa e grande
aliada no processo terapêutico instituído durante a habilitação e reabilitação
do ser humano”.
Sandra: “sempre acreditei na parceria música e
pedagogia, e uma vez que adaptamos o currículo regular para torná-lo apropriado
às peculiaridades dos educandos, percebi que as aulas de música iriam
oportunizar vivências das quais nossos
educandos nunca haviam tido, o quanto
isto contribuiria para o trabalho da
pedagoga e consequentemente alunos dispostos e felizes no momento da
aprendizagem. Quando conheci o trabalho do Prof. Ricardo, constatei que queria
este projeto dentro da Pestalozzi e, com
a Renata, pude encontrar a parceira que precisava para concretizar a ideia. O
CD é o resultado positivo que estamos colhendo após 4 anos”.
Site da Associação: http://www.pestalozzicampinas.org.br/
7 comentários:
Eu senti o mesmo que vc ! Ainda mais sabendo da história, vc ouve com mais emoção ainda...Hoje esse blog está cheio de emoção, de todas as formas. Amo muuito tudo isso!
Valeu meninas, muito obrigada de coração. Meu e de todos da equipe da Pestalozzi.
O que a gente mais quer é mostrar que pessoas com deficiência são capazes, são eficientes e acima de tudo felizes.
Que o nosso trabalho sirva de inspiração às mães amigas de crianças com deficiência ou não para aproveitar os materiais e fazer música com seus filhotes.
Muito lindo esse projeto...Parabéns a tds vcs.
è muito gratificante saber que nossos filhos estão nas mãe de pessoas tão especias como vcs...
E fico feliz que a minha linda Vitória tem uma participaçãozinha neste CD;e dizendo mama...rrss
QUE TRABALHO LINDO ABENÇOADOOOOOOOOOO...DEUS ABENÇOE TODA EQUIPE E ESSAS CRIANÇAS LINDAS...
eu estive ausente, na festa mas fiquei feliz com tudo que aconteceu neste dia especial
estou feliz de participar desse projeto.
parabens a todos.
Agradeço à Michelle que pode proporcionar esta matéria e assim divulgarmos nosso trabalho. Obrigada Sandra Netto
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